Iema lança pesquisa de egressos 2020

25 de setembro de 2020

EidPxD8WkAAf-9fO Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) lançou, na segunda-feira (21), a pesquisa de egressos 2020. A ação tem como objetivo avaliar a situação atual dos egressos do Instituto, a partir da inserção no mercado de trabalho, do empreendedorismo ou da continuidade dos estudos, após a conclusão de curso nas unidades plenas e vocacionais do Iema.

Os ex-alunos poderão realizar a pesquisa através de formulários do Google e precisam preencher com seus dados pessoais e profissionais, além da avaliação dos cursos e corpo docente da unidade em que estudou. Para realizar a pesquisa, o egresso precisa esperar o contato da gestão da sua unidade até o dia 21 de outubro.

“Estamos realizando a primeira pesquisa de egressos do Iema, uma ação institucional direcionada a todos os estudantes das unidades plenas e vocacionais que concluíram os cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada em nossas unidades. Essa pesquisa retrata a realidade dos nossos estudantes e como estão inseridos no mundo do trabalho. Esse mapeamento é de extrema importância, pois nos ajuda a replanejar nossos cursos, perfis profissionais e o currículo que nós oferecemos em nossas escolas”, destacou o diretor de Ensino e Pesquisa do Iema, Elinaldo Silva.

Segundo Josélia Castro, coordenadora das unidades vocacionais do Iema, essa ferramenta será de grande importância para a oferta de novos cursos. “Esta ação é fundamental, pois faz parte do processo educativo. É um momento de diagnóstico para as ações que estão sendo desenvolvidas nas unidades vocacionais que trabalham com educação profissional com cursos em sua maioria de curta duração. Existe uma grande rotatividade de cursos e um grande atendimento ao público, por isso, precisamos acompanhar o aluno para confirmamos se estamos atingindo de acordo com o nosso objetivo, que é contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos. Precisamos constatar se a oferta que propomos está de acordo com a demanda dos municípios”, afirmou.

Atualmente, o Iema possui 320 alunos que concluíram o ensino médio técnico integral, no ano de 2018, e 786 alunos que o concluíram no ano de 2019, totalizando então 1.106 egressos nessa modalidade.

Além disso, através dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), oferecidos pelas unidades vocacionais, o Iema já capacitou, até o momento, mais de 35 mil pessoas, entre jovens e adultos. Portanto, o universo total de egressos do instituto já ultrapassa os 36 mil pessoas no Maranhão.

Se você é egresso de uma Unidade Plena (Ensino Médio Técnico):
Clique aqui
Se você é egresso de uma Unidade Vocacional (Ensino Profissionalizante):
Clique aqui