IEMA lança programa de Cursos Técnicos de Pós-Médio

19 de novembro de 2021

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado pelo Governador Flávio Dino, no dia 02 de janeiro de 2015, com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão.

Após seis anos de oferta educacional em cursos de nível médio técnico, o IEMA possui 3190 egressos até 2020, com expectativa de ampliar esse número para 4626 ao final do ano letivo de 2021. Portanto, torna-se imprescindível incrementar a oferta de cursos, a fim de oportunizar formação contínua aos estudantes egressos do IEMA, fomentando o aperfeiçoamento de suas competências profissionais.

Ressignificando a oferta educacional, o IEMA apresenta o programa de cursos técnicos de pós-médio, objetivando o aperfeiçoamento profissional de egressos de formação técnica em nível médio tanto das unidades plenas do IEMA quanto de outras instituições da área metropolitana de São Luís.

A iniciativa caracteriza o ponto de partida para a expansão do IEMA na oferta de cursos técnicos de pós-médio no contexto maranhense.

O projeto tem viabilidade garantida por emenda parlamentar do deputado Bira do Pindaré que destinou recursos financeiros para a ampliação das oportunidades de aperfeiçoamento profissional, articulada ao fomento de ciência e inovação.

Os cursos de pós-médio terão índio no dia 30 de novembro e carga horária de 40 horas, serão ofertados em dois dias da semana (terça-feira e quinta-feira) no turno noturno, das 19h às 22h, em 6 (seis) unidades plenas da região metropolitana de São Luís: Bacelar Portela, Itaqui-Bacanga, São Luís Centro, Gonçalves Dias, Rio Anil e São José de Ribamar.

A inscrição nos cursos de pós-médio será gratuita e ocorrerá exclusivamente via internet, por meio site do iema http://www.iema.ma.gov.br no período de 24 a 26 de novembro de 2021.

As vagas dos cursos de pós-médio ofertadas são destinadas a candidatos que já concluíram curso técnico em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).