Iema lança programa “Podium 21” para garantir proficiência de estudantes em português e matemática

11 de março de 2018

Imagm Bento Leite (132)Alunos de sete unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participaram na manhã deste sábado (10) do lançamento oficial do “Podium 21” – programa de aperfeiçoamento oferecido aos sábados pelo Instituto com o objetivo de desenvolver a proficiência dos estudantes do segundo e terceiro anos em português e matemática. O lançamento ocorreu nas unidades do Iema localizadas em Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar e Timon.

Reitor do Iema, Jhonatan Almada afirmou que o lançamento do programa é um compromisso com o aprendizado dos estudantes e que garantir o direito de aprender é a missão fundamental do Iema. “Esse compromisso se realiza com o cumprimento de toda a agenda de 2018 do Instituto”, reiterou o reitor.

Na unidade plena de São Luís, o evento contou com a participação de Eneida Erre, coordenadora do programa, que apresentou a equipe de professores da UP e destacou que o “Podium 21” é mais uma oportunidade de reforço para aqueles que enfrentarão o Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saebe (para alunos do segundo ano), e o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (voltado para alunos do terceiro ano).

“Estamos com uma equipe excelente de professores para oferecer o melhor e qualificar os alunos das sete unidades”, disse Eneida Erre ao agradecer aos professores e gestores que se dispuseram a participaram do evento.

O Iema espera a participação de mais de 1000 alunos no “Podium 21”. Atualmente, a Rede Iema conta com três unidades plenas que têm o terceiro ano – Bacabeira, Pindaré-Mirim e São Luís – somando mais de 300 estudantes. Participam do programa alunos do segundo ano das unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon. No total, mais de 850 estudantes do segundo ano segundo ano vão encarar as aulas aos sábados até novembro.

Igor Bruno Costa (18 anos de idade), do terceiro ano da UP São Luís, conta que, embora as aulas sejam aos sábados, vale apena o esforço, especialmente para aqueles que não podem pagar um cursinho preparatório. “É uma grande contribuição que a Iema nos dá e uma oportunidade para os que querem se destacar nas provas do Enem”, disse o estudante.

Ainda na manhã do sábado, um teste de conhecimento foi aplicado com o objetivo de mostrar a proficiência dos alunos em português e matemática. Eneida Erre deixou claro que não se tratava de prova, mas apenas de teste. O teste foi aplicado nas sete unidades.

Imagm Bento Leite (82)As aulas do “Podium 21” ocorrem das 8h até as 17 horas, aos sábados, até o mês de novembro. De dois em dois meses, no último sábado, os alunos participarão de um simulado. Eles acumularão pontos – soma de resultado dos simulados, da frequência e da participação – que acarretarão em uma premiação ao final do primeiro e segundo semestres. “A premiação será um tablet ou smart”, anunciou Eneida Erre.

Em sua conversa com os estudantes, Jhonatan Camilo, gestor da UP São Luís, disse que, além da premiação, contarão com outros benefícios como alimentação diferenciada. “Estamos pensando em coisas diferentes como a alimentação para sair da rotina da semana”, explicou.
Ao final do “Podium 21”, em novembro, os alunos serão certificados.