Iema promove degustação de cerveja produzida durante curso

12 de janeiro de 2018

DEGUSTAÇÃO_FOTO RICCARDO (5)Um gosto leve, frutado, suave e muito saboroso pôde ser apreciado por todos os presentes no coquetel de lançamento e degustação da “Apiema” realizado na tarde desta sexta-feira (12) no auditório da reitoria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A “Apiema” foi confeccionada no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de produção de cerveja artesanal da unidade vocacional do Iema Praia Grande. O curso teve carga horária de 200 horas e foi ministrado no horário noturno pelo professor Fernando Rodrigues, com vasta experiência na área.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o momento de degustação de um produto do curso FIC é motivo de muita alegria. “Estamos entregando para a sociedade esse resultado de um curso de Formação Inicial e Continuada do Iema. É mais uma prova concreta de que o Instituto pode contribuir com o desenvolvimento de vários setores econômicos, além de estimular o setor de bebidas artesanais como cervejas e cachaças, além de contribuir para novas oportunidades”, destacou o reitor, acrescentando que a intenção é fomentar o cenário turístico do Maranhão. “Queremos atrair turistas para o nosso estado, e fortalecer esse arranjo produtivo. Com isso, o Iema contribui com a oferta de educação profissional e tecnológica”, acrescentou.

Segundo o professor do curso de produção de cerveja artesanal, Fernando Rodrigues, o curso é um importante instrumento para o desenvolvimento do mercado de cerveja artesanal na capital. “É muito importante para São Luís, é um curso que quebra barreiras, pois antes do Iema essa oferta não existia. Com isso a produção de cerveja artesanal vem em uma escala crescente. Espero que esse mercado se expanda cada vez mais”, contou o professor.

Participaram do evento, o diretor de Planejamento e Administração, Emanuel Denner; o diretor de Ensino, Elinaldo Silva; o diretor de Pesquisa e Extensão, Dário Soares; além do secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social, André Bello.

Sobre a cerveja “Apiema”

A cerveja artesanal produzida no Iema combina em sua composição malte, lúpulo e água, semelhante a um estilo de cerveja de origem americana. A cerveja leva em sua composição o malte, que é peça fundamental no processo de definição de algumas características como cor, sabor e o aroma do produto. Junto dessa propriedade tem o lúpulo, que exerce o papel de dar amargor e aroma ao líquido, dando à cerveja sabor característico. E, por fim, a água, que se faz presente em todas as etapas produtivas da bebida. Todo o conjunto conta com um teor alcoólico de 4,8% em uma garrafa de 355 ml, elaborada de maneira caseira.

Escolha da nomenclatura

Da cerveja de origem americana deriva o “APA” que combina com uma homenagem ao Instituto completando o título da iguaria “Apiema”.