Iema promove degustação e lança “Apiema” feita durante curso de produção artesanal de cerveja

9 de janeiro de 2018

DegustaUm sabor que nunca será esquecido uma vez provado! A combinação de malte, lúpulo e água ficará marcada no paladar dos interessados em degustar a cerveja artesanal “Apiema”, confeccionada no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de produção de cerveja artesanal do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade vocacional da Praia Grande. O momento de apreciar a iguaria será na próxima sexta-feira (12), às 17h, na reitoria do Instituto, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 61, Quadra Comercial C, Loteamento Quintandinha, bairro Cohafuma.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, esse projeto concretizado aponta para o acerto na criação do Iema. “Este momento enfatiza a relação que o Instituto estabelece com a economia e a geração de renda no Maranhão ao estimular esse setor até então pouco desenvolvido. Com a oferta desse curso e apresentação do produto, indicamos que temos um grande potencial a ser explorado no campo das bebidas e alimentos”, destacou o reitor acrescentando que a proposta é expandir cada vez mais o segmento no Estado.
“Nossa perspectiva é muito positiva, temos vários produtores que trabalham com cerveja artesanal e cachaça, queremos cada vez mais fortalecer esse trabalho com o intuito de formar bons mestres-cervejeiros, visando assim incluir outras pessoas que tenham interesse em atuar nesta área com qualificação”, concluiu Almada.

O curso de produção de cerveja artesanal teve carga horária de 200 horas e foi ministrado no horário noturno por profissionais com vasta experiência na área. A cerveja “Apiema” leva em sua composição o malte, que é peça fundamental no processo de definição de algumas características como cor, sabor e o aroma do produto. Junto dessa propriedade tem o lúpulo, que exerce o papel de dar amargor e aroma ao líquido, dando à cerveja sabor característico. E, por fim, a água, que se faz presente em todas as etapas produtivas da bebida. Todo o conjunto conta com um teor alcoólico de 4,8% em uma garrafa de 355 ml.