Iema promove encontro formativo com professores que atuarão nos cursos ofertados no Cintra

17 de maio de 2019

001O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promoveu na tarde da última quinta-feira (16) um encontro formativo com os professores e supervisores que atuarão nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) ofertados no Centro Integrado do Rio Anil (Cintra) que passa a compor a Rede Iema.

Na oportunidade, os docentes foram apresentados ao modelo pedagógico do Iema e todas as orientações para o início letivo que acontece na próxima segunda-feira (20). Ao todo foram ofertadas 734 vagas para 13 cursos profissionalizantes, sendo: 78 novas vagas e 656 vagas para candidatos pré-inscritos para efetivação de matrículas. Foram ofertados os cursos de artes plásticas, inglês básico, cabeleireiro, música, corte e costura, instalação e manutenção de ar-condicionado, cuidador de idoso, reparo e manutenção de celulares, dança, robótica educacional, estética, tortas e salgados e informática básica.

Segundo a coordenadora das unidades vocacionais do Iema, Josélia Castro, o encontro é de grande importância para o início letivo. “Esse é um momento formativo em que passamos para os professores toda a metodologia desenvolvida nas unidades vocacionais. Hoje o Iema vocacional trabalha com metodologia voltada para o empreendedorismo, e esse momento foi de qualificação para os professores e supervisores. Para que eles possam imprimir esse modelo pedagógico no dia a dia das aulas e que, de fato, os alunos se qualifiquem e estejam preparados para gerar renda, e ingressar no mercado de trabalho”, explicou.
A supervisora dos cursos vocacionais no Iema/Cintra, Dinamara Mesquita, relatou que está ansiosa para o início das aulas. “A minha expectativa é muito grande, pois é algo que é muito esperado pela riqueza do trabalho que é feito no Iema, e nas unidades vocacionais. Tudo que vem para crescer é muito enriquecedor e tenho certeza que a comunidade já abraçou o projeto e vai continuar nos ajudando a cumprir essa missão e colaborar em tudo que está sendo oferecido”, contou.

Para a professora do curso de estética, Daiana Pereira, a reunião contribui bastante para o trabalho que será desenvolvido com alunos. “Gostei muito desse primeiro momento com todos os colegas que atuarão nos cursos FICs no Cintra. Um encontro muito produtivo, pudemos conhecer mais da metodologia do Iema. Essa experiência vai agregar muito na minha carreira. A formação é essencial para integração da equipe e fortalecimento dos nossos valores e conteúdos que serão passados em sala de aula”, relatou.