Iema promove primeira Semana de Iniciação Científica

4 de dezembro de 2017

CardO Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promove nos dias 5 e 6 de dezembro, a partir das 8h, em todas as unidades plenas do Instituto, a I Semana de Iniciação Científica (Semic). A Semana tem como objetivo proporcionar aos estudantes e professores das unidades plenas a produção de pesquisas para a construção do conhecimento científico.

A programação contará com abertura solene, palestras, minicursos, mesa-redonda, apresentação de pôsteres, comunicações orais e apresentação cultural. Vale ressaltar que durante a Semic, além da oportunidade de apresentar os trabalhos de cada unidade plena, os alunos poderão participar dos minicursos como estudantes ou como monitores.

A Semana integra o calendário acadêmico do Iema. De acordo com o reitor do Instituto, Jhonatan Almada, o evento fomenta a pesquisa desenvolvida nas unidades. “A Semana de Iniciação Científica do Instituto tem por objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes a partir da orientação dos professores. Nós tivemos 161 inscritos para o Semic que irão apresentar 38 trabalhos orais, 83 pôsteres e 45 minicursos. Esse é um evento muito importante que marca uma das prioridades do modelo da Rede Iema de implementar uma educação científica de excelência”, afirmou o reitor.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Iema, Dario Soares, a Semic é a oportunidade que todos os alunos, professores e comunidade escolar terão para apresentar suas atividades relativas à pesquisa e extensão realizadas durante este ano de 2017. “Nós, enquanto Iema, temos trabalhado incansavelmente no sentido de que a iniciação científica seja cada vez mais incorporada na instituição, sobretudo considerando vai fazer parte da nossa cultura na área da ciência. Quando se fala de educação básica, esse trabalho restringe-se apenas ao ensino. Porém, nós enquanto Instituto temos um tripé: ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho tem sido cada vez mais incentivado e apoiado pelo Instituto por intermédio da pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão”, explicou.
Confira programação completa: