Iema realiza concurso de redação para comemorar Dia Internacional da Menina

7 de outubro de 2019

Em comemoração ao Dia Internacional da Menina, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) criou um momento especial nas unidades plenas, a iniciativa “Gestora por Um Dia” que consiste na seleção de meninas para serem gestoras de suas unidades a partir de um concurso de redação com um tema específico. A redação com o melhor desempenho entre todas as unidades selecionará a estudante para ser “Reitora Por Um Dia”, desempenhando as atividades do cargo mais alto da instituição.

O concurso será realizado em cada unidade plena onde as estudantes deverão desenvolver uma redação com o tema “Centenário de Rosa Mochel (1919 – 2019)”. De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do Iema, Elinaldo Silva, para estar entre as melhores, a redação precisa demonstrar domínio da norma culta, compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, devem assumir posicionamento dentro do texto e demonstrar mecanismos linguísticos para construção da argumentação. Após análise e seleção das redações, as estudantes desempenharão as atividades ao longo do dia 11 de outubro.

Jhonatan Almada, que já cedeu seu posto de reitor do Instituto para alunas do Iema nos últimos anos, destaca o objetivo fundamental do Dia Internacional da Menina nas unidades plenas. “O Iema institucionalizou a data como um evento do calendário acadêmico cuja principal função é empoderar, fortalecer o empoderamento feminino, contribuindo, assim, com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que trabalha a equidade de gênero”, disse o reitor lembrando que a iniciativa do Iema obteve reconhecimento internacional recentemente. “Priorizando a equidade de gênero, o Iema está inserido nos ODSs com essa ação muito concreta e que foi reconhecida como uma boa prática na plataforma das Nações Unidas (ONU) que monitoram os ODSs”, ressaltou.