IEMA realiza formação em linguagem, programação e robótica educacional

6 de fevereiro de 2020

WhatsApp Image 2020-02-06 at 16.16.04Os professores das unidades plenas São Luís Centro, Itaqui-Bacanga, Bacelar Portela, Rio Anil, São José de Ribamar, Gonçalves Dias e Bacabeira do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) estão passando por formação em linguagem de programação C, lego e robótica educacional, entre os dias 06 e 07 deste mês, no FabLab do Instituto.

Na oportunidade, estão sendo apresentados aos educadores a linguagem de programação C e conceitos do lego, estruturas de dados, decisão e repetição, inserção da robótica educativa e adicionalmente, além do nivelamento do conhecimento da área. Com a capacitação, os professores estarão habilitados para trabalhar e ministrar suas aulas e pesquisas nos laboratórios, FabLab e espaços makers que serão implantados nas unidades plenas do IEMA.

“Queremos que os nossos professores sejam multiplicadores da robótica educacional, na mesma linha, vamos aprender com eles como construir esses projetos de inovação que atendam a problemas de empresas e da sociedade. A transferência de tecnologia educacional fará com que avancemos de forma eficaz e produtiva”, destacou o reitor do IEMA, Jhonatan Almada.

Segundo o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica, Fábio Aurélio Costa, a formação é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem. “Esta é a primeira formação setorizada, estamos organizando uma próxima dias 17 e 18 na unidade plena de Presidente Dutra, Timon, Coroatá e Matões. Nessa formação estamos abordando ementa, apostila, plano de aula e ação, guia de aprendizagem separando o período da manhã para parte pedagógica. No vespertino, estamos abordando editais de fomento e competições. Na sexta-feira trabalharemos programação com lego, e apresentação dos protótipos”, explicou Fábio Aurélio adiantando que em maio terá nova formação voltada para plataforma arduíno.