Iema realiza Formação Inicial de gestores e professores

4 de fevereiro de 2018

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realiza no período de 6 a 8 de fevereiro, no Rio Poty Hotel, a Formação Inicial de Gestores e Professores para o ano letivo de 2018, e também da Rede de Biblioteca Bandeira Tribuzi. O evento tem como objetivo apresentar o Instituto, as diretrizes pedagógicas e gerenciais implantadas no âmbito das unidades plenas do Iema. Na oportunidade será exibido um balanço com os resultados alcançados no ano passado.

A iniciativa vai reunir rodas de diálogos e discussões acerca do modelo pedagógico e de gestão adotado no Instituto, que tem como premissa formar jovens mais autônomos, solidários e competentes. A ação conta com a parceira do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Em paralelo acontecerá a Formação da Rede de Biblioteca Bandeira Tribuzi, cujo objetivo é apresentar aos novos bibliotecários do Iema as experiências implantadas na Rede, compartilhar temas pertinentes às atividades executadas, bem como estruturar as ações para as bibliotecas durante o período letivo.

“O Iema tem um modelo pedagógico diferenciado que inclui sua primeira apresentação no curso de Formação Inicial e Continuada oferecido aos gestores e professores, onde são apresentados a nossa organização, estruturas e documentos fundamentais, nosso modelo e também as expectativas. É um momento muito importante para que professores e gestores possam entender o sentido do Iema”, explicou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Segundo o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva esse momento é de grande importância. “A Formação Inicial será oferecida para 180 professores e gestores das unidades plenas. A programação será destinada exclusivamente para que eles possam conhecer o modelo pedagógico e de gestão do Instituto. É fundamental que ele conheça e se aproprie da nossa inovação. Durante esse período eles irão vivenciar principalmente a parte diferenciada do currículo, que é a marca da inovação do Iema”, contou o diretor enfatizando que o evento é restrito aos candidatos convocados pela Diretoria de Ensino do Instituto. “Devem participar os docentes que foram chamados por email ou telefone. Acreditamos que a formação do professor é de grande importância para uma educação de qualidade”, acrescentou.

Na ocasião, também participam do evento um grupo de jovens protagonistas que farão relatos das experiências de práticas e vivências de protagonismo em suas unidades. “Esses estudantes ministraram uma palestra aos professores sobre protagonismo juvenil, é uma experiência única e interessante, pois os alunos das sete unidades plenas do Iema destacando sobre o que é ser protagonista. Isso nos alegra muito porque acreditamos que a autonomia desses estudantes já começa a aparecer através do nosso trabalho”, concluiu o diretor de Ensino, Elinaldo Silva.