IEMA realiza live para debater o medo durante a pandemia

12 de maio de 2020

IMG-20200512-WA0021Visando contribuir para que as pessoas consigam gerenciar os momentos de medo durante a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) vai realizar uma live nesta quinta-feira (14), às 15h no Instagram oficial do Instituto (@iema_oficial). A live terá como mediadora a psicóloga da Rede IEMA, Farlanni Nizete e contará com a participação da fisioterapeuta, Patrícia Bogea.

Segundo a psicóloga da Rede IEMA, Farlanni Nizete, é preciso compreender que o medo está relacionado à insegurança, uma situação ou objeto. “Queremos que as pessoas entendam sobre medo na luz do atual momento que estamos vivendo, que por sua vez se levanta com uma maior intensidade nas pessoas. É de suma importância entendermos que o medo é uma emoção involuntária e natural, que continuará existindo e evitando que você se exponha a grandes riscos. No entanto, em alguns momentos é possível trabalhá-los e entender como o nosso corpo reage a esse mecanismo de defesa”, destacou.

Para a fisioterapeuta Patrícia Bogea, a intenção é que a live auxilie as pessoas a ter mais auto controle de suas emoções e tranquilidade. “Queremos que as pessoas tenham uma percepção expandida para gerenciarem melhor seus desafios, que tenham resolutividade e saiam do processo de vitimização interior, de crenças limitantes que impedem de seguir. Além de adquirir a percepção de como funciona frente a uma experiência vivida, e o que acontece no cérebro quando somos levados pelo medo”, explicou a fisioterapeuta, acrescentando que a proposta é fortalecer a força interior de cada um.

“Temos três cérebros, o instintivo, límbico e córtex. Entendendo isso, as pessoas terão a compreensão que essa é uma ação inata, sempre teremos medo quando acessamos informações da memória do que já aconteceu. É um instinto biológico, mas podemos tentar ter controle sobre isso com algumas técnicas simples, que fazem toda a diferença”, acrescentou.

Uma segunda live será realizada nesta sexta-feira (15), às 15h, pela plataforma Zoom. O link será disponibilizado minutos antes na biografia do Instagram do IEMA.