IEMA realiza Pink Shirt Day na próxima quarta-feira (20)

15 de maio de 2020

IMG-20200514-WA0031Com objetivo de debater o bullyng e qualquer tipo de discriminação e preconceito, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realiza a partir da próxima quarta-feira (20), o Pink Shirt Day (Dia da Camisa Rosa).

A ação propõe o uso de camisas na cor rosa a partir do dia 20 de maio, também na quarta-feira seguinte, dia 27 deste mês, como forma de chamar atenção para a iniciativa.

Na oportunidade serão desenvolvidas lives e rodas de conversa online, que envolvam temas relacionados ao preconceito e qualquer tipo de discriminação.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, o dia é dedicado para chamar atenção ao debate de temas relevantes. “O Pink Shirt Day IEMA deve acontecer em todas as unidades plenas, conforme indicado no calendário acadêmico. Essa iniciativa surgiu de ideias de nossos intercambistas que fizeram High School no Canadá e vivenciaram essa atividade durante os seus intercâmbios. Será um dia para combater o bullying ou qualquer tipo de discriminação e preconceito, entre eles racismo, homofobia e machismo”, contou.

A coordenadora de Modelo Pedagógico do IEMA, Mirla Santana destacou a importância da ação. “Em tempos de pandemia e isolamento social as equipes escolares do IEMA têm conduzido de forma exitosa inúmeras práticas que fazem toda diferença no ensino remoto, entretanto, nesse período ficamos impossibilitados de realizar algumas atividades previstas em nosso calendário acadêmico 2020. Tais atividades serão reprogramadas para o segundo semestre. Porém, entendemos que o Pink Shirt Day IEMA é uma das atividades que deverá ser mantida, cumprindo todas as medidas de segurança e isolamento social”, destacou Mirla, relatando ainda que as equipes escolares planejaram atividades remotas para esse dia.

“Cada unidade terá o acompanhamento do gestor pedagógico no desenvolvimento de suas ações. Pedimos que os envolvidos na ação usem a cor rosa, para simbolizar a importância do evento”, relatou.

O Pink Day surgiu no Canadá em 2007, quando dois meninos mobilizaram a comunidade escolar em solidariedade a um colega que tinha sofrido bullying, por usar uma camisa cor de rosa na escola. Desde então é realizada anualmente no país.