IEMA realiza série de lives para debater o mundo do trabalho pós-pandemia

6 de junho de 2020

23911_img_20200604_wa0012_9205299965938720768O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realiza uma série de lives semanais em seu canal oficial no Youtube. A série tem o objetivo de propiciar reflexões sobre o cenário laboral pós-pandemia, trazendo para o debate um convidado especialista e também um professor do Instituto que tenha afinidades com a área para mediar a conversa.

Para o coordenador de estágios do IEMA, Celso Rodrigues, dialogar sobre os caminhos do mundo do trabalho depois da pandemia é fundamental para nortear os rumos a percorrer. “Ampliar a consciência dos nossos alunos sobre as mudanças no mundo do trabalho é muito importante. Existe um cenário de mudança no mundo e o IEMA está atento a isso. Por isto, a série de lives não vai terminar com o isolamento social. Após o isolamento, iremos promover outras, sempre vinculadas aos cursos do IEMA ou de temas que atingem a todos nós”, explicou.

O convidado da próxima live é o gestor do FabLab do Centro Universitário Eniac, Sebastião Garcia Júnior, que vai debater o tema: “Cultura Maker no Mundo pós-pandemia”. A live acontece na próxima quarta-feira (10). “Dialogar sobre a cultura maker é essencial para o mundo de hoje, tanto que várias soluções para essa pandemia vem de ambientes makers e FabLabs, lugares onde são possíveis materializar uma ideia. Queremos que os alunos do IEMA tenham a consciência da importância que esses ambientes makers têm na atualidade”, comentou Sebastião Júnior.

O professor Allisson Almeida, da unidade plena Itaqui-Bacanga, vai mediar o debate e destaca a relevância do tema na atualidade. “Fico feliz em poder contribuir assistindo e conduzindo a temática, identificando os pontos de conflito e desenvolvendo propostas às problemáticas existentes, como por exemplo a pandemia. Assim podemos atingir um objetivo comum, ou seja, devolver a sociedade soluções boas e aplicáveis”, reiterou.

Programação

A primeira live foi realizada no dia 28 de maio e debateu o tema: “O turismo pós-pandemia: cenários e perspectivas”, com a participação de Antônio Bacelar, diretor da empresa de intercâmbio “Via Mundo”. O assunto da segunda live foi “A indústria 4.0 e os novos horizontes sociais” e contou com o especialista Marcos Amaral, professor da Universidade Mackenzie e Instituto Paula Souza, realizada no dia 03 de junho.

No dia 17 de junho, a professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Adryana Heleny, comenta sobre “A enfermagem pós-pandemia: cenários e perspectivas”. O último debate deste mês será no dia 24 e tem como convidada Camene Abreu, gerente de recursos humanos da empresa Talent Norte, que explanará sobre “Desenvolvimento Pessoal em Tempos de Crise”.

Fonte: Iema
06/06/2020