Iema recebe estagiários para Núcleo Estratégico

11 de janeiro de 2018

ESTAGIÁRIOS (1)Na manhã da quarta-feira (10), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), sediou o I Encontro de Planejamento Estratégico com estagiários de Direito, Ciências Sociais e Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que atuarão no Núcleo Estratégico do Instituto.

Estiveram presentes o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o professor da Escola de Formação de Governantes e assessor especial do Núcleo Estratégico, Raimundo Palhano, o professor da Escola Superior de Advocacia dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão (ESA/OAB-MA) e assessor especial do Núcleo Estratégico, João Batista Ericeira, e Joilson Costa, assessor de Programas Estratégicos.

O encontro iniciou com falas do reitor, seguido por apresentação dos resultados de 2017 e agenda para 2018, finalizando com discussão e encaminhamentos que definem o campo de atuação e forma colaboração de cada estagiário no projeto Bases para a Expansão do Iema de 2018 a 2028, Consolidação do Plano de Desenvolvimento Institucional e Estudos Técnicos.

“O Núcleo Estratégico tem por objetivo apoiar as ações da reitoria do Iema enquanto órgão dirigente da nossa instituição. Dentre os objetivos do Núcleo deste ano temos elaboração de dois documentos importantes. O primeiro sendo o projeto Bases para Expansão do Iema nos próximos dez anos, e o segundo sendo o documento de revisão do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional PPI e PDI. Dessa forma, os estagiários chegam para apoiar o Núcleo Estratégico nesta caminhada”, ressaltou o reitor Jhonatan Almada.

Segundo o acadêmico de Ciências Sociais da Ufma, Vitor Sampaio, seu foco ao fazer parte do Núcleo Estratégico é conhecer os contrastes e diferenças da educação no Maranhão, a partir o Iema.
“Como faço licenciatura em Ciências Sociais e pretendo atuar como professor de Sociologia, o Iema pode me possibilitar a princípio as diferentes situações em que a escola e um meio de encontro de professor e aluno. Como o Iema está com um projeto de expansão e uma das prerrogativas de instalação é de estar em municípios em que instituições púbicas de ensino não conseguiram chegar ainda, então imagino que essas situações onde existem municípios com uma carência educacional maior e está presente nessas situações me ajudará a ter uma relação diferenciada, um olhar apurado de realidades diferentes”, afirmou.

Participaram da seleção de estagiários 13 acadêmicos de diversas universidades do Maranhão, dentre eles foram selecionados cinco alunos, sendo eles: Beatriz Lima, do curso de Direito; Marina D’Caminha e Vinicius Matos do curso de Ciências Econômicas; Vitor Sampaio e Elone de Oliveira do curso de Ciências Sociais.