Jhonatan Almada é empossado como reitor do Iema – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

10 de agosto de 2017

Em solenidade realizada no Palácio dos Leões na tarde desta terça-feira (8), o governador Flávio Dino empossou Jhonatan Almada como reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Com a posse, Almada passa a dedicar-se exclusivamente ao Instituto.

De acordo com o governador Flávio Dino, os ajustes de equipe são naturais para obter ainda maior eficiência administrativa e fixação de novas metas. “À vista de tantos desafios é normal que o governo faça mudanças na equipe visando a garantia e a continuidade do dinamismo e da concretização das metas. Na medida que o Iema vem sendo um grande sucesso e expandindo suas unidades é preciso que haja dedicação exclusiva na administração dessas unidades. Chegamos a 20 unidades, contabilizando plenas e vocacionais. Pretendemos inaugurar mais unidades no início de 2018”, destacou o governador.

Em seu discurso, Jhonatan Almada pontuou programas e projetos exitosos que foram implementados durante a sua gestão na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tais como Aulão do Enem, Cidadão do Mundo, Luminar: Caravana da Ciência, e destacou também o crescimento, fortalecimento e sucesso do Iema ao longo desses dois últimos anos. “Nós aceitamos com muita serenidade a missão dada pelo governador e tenho certeza que vamos colocar a mesma energia, a mesma dedicação no trabalho à frente do Iema. Estamos programando para o próximo ano a entrega de mais dez unidades do Instituto, ainda este ano devemos inaugurar mais cinco unidades vocacionais, que são voltadas para cursos profissionalizantes e agregam jovens e adultos.” Almada explicou que ‘as dez novas unidades para o ano que vem são unidades plenas voltadas para o ensino médio técnico em tempo integral’, e reiterou que o Instituto é uma grande aposta na juventude do Maranhão. “Acreditamos que essa juventude tem qualidade e condições e só precisa de oportunidade e investimento em educação para que possa ser mais e fazer mais. A prioridade na gestão do Iema é consolidar nosso modelo de acompanhamento e monitoramento, bem como investir nos programas que estão dando certo como Iema no Mundo, Iema Bilíngue e o programa de Vivência Profissional. Focaremos no ciclo de expansão e na consolidação do modelo que está funcionando bem”, acrescentou.

Na oportunidade, também tomaram posse Davi Telles, que deixa o comando da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e assume como secretário da Secti, e o engenheiro Carlos Rogério, que assume a direção da Caema.