Mapa de oportunidades: Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Cartografia

15 de março de 2019

Os estudantes maranhenses agora podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) que está com inscrições abertas até o dia 24 de abril no endereço eletrônico www.olimpiadadecartografia.uff.br. A OBRAC é voltada para alunos do nono ano do ensino fundamental e ensino médio (com idades entre 13 e 19 anos), das escolas da rede pública e privada.

A OBRAC tem como objetivo divulgar a ciência cartográfica e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, através de atividades desafiantes, que estimulam o aprendizado e contribuem para o desenvolvimento do pensamento espacial. Além de promover o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática.

A olimpíada é dividida em duas etapas principais: a primeira é a etapa da qualificação que é constituída por duas provas, cada uma com 20 questões de múltipla escolha. São classificados para a segunda etapa aquelas equipes que obtiverem, no mínimo, 70 pontos na primeira prova e 75 pontos na segunda. A segunda etapa é dividida em três fases, sendo todas elas provas práticas à distância. As equipes que obtiverem 80 pontos na primeira fase são classificadas para a segunda. As 10 melhores equipes da segunda fase são classificadas para a terceira.

A terceira etapa é presencial, momento em que as três equipes com melhores notas na segunda etapa realizarão a terceira etapa no Rio de Janeiro. Esta fase consistirá em uma corrida de orientação. Os aprovados para a última etapa terão transporte, hospedagem e alimentação custeada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) que realiza a olimpíada e também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A equipe com a maior pontuação na soma das etapas II e III será declarada a campeã da III Olimpíada Brasileira de Cartografia. Os integrantes, juntamente com professor da equipe campeã, ganharão medalhas e troféu. Haverá premiação, com medalhas de prata e bronze, para as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugares respectivamente. Todas as equipes participantes receberão um certificado de participação do evento conforme as etapas e fases que concluírem.