Mapa de oportunidades: Estão abertas as inscrições para o 48ª Concurso Internacional de Redação de Cartas

11 de fevereiro de 2019

CartaEstão abertas as inscrições para 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens tem como objetivo melhorar a alfabetização através da arte epistolar (gênero de redação sem a intenção de ser correspondência), além de incentivar a expressão da criatividade e melhorar os conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

No Brasil, a realização do concurso fica sob a responsabilidade dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa, fase internacional, fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

As inscrições que iniciaram no primeiro dia de fevereiro seguem até o dia 15 de março. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. “Escreva uma carta sobre o seu herói” é o tema da redação deste ano.

Para efetuar a inscrição o candidato precisa preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.correios.com.br. No formulário, o estudante precisa descrever seus dados pessoais como nome, data de nascimento, identificação dos pais ou responsáveis, além de dados da escola. O preenchimento de todos os campos assinalados com asterisco é obrigatório para a participação no concurso. A ausência de informações ou a não concordância expressa com o que está previsto no regulamento será condição para desclassificação do candidato no concurso. Depois de preenchida, a ficha deve ser assinada pelo diretor da escola e pelo aluno concorrente. A assinatura de todos é obrigatória. A ficha de inscrição deve estar grampeada com a redação no formulário de redação, anexo ao regulamento.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.