Mapa de Oportunidades Estão prorrogadas as inscrições para a OBA e MOBFOG

3 de abril de 2019

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) prorrogaram o prazo de inscrições, que segue até esta sexta-feira (5). A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

A OBA e a MOBFOG acontecem dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada durante um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. O aluno também recebe a medalha a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

Para participar da 22ª OBA e ou da 13ª MOBFOG a escola precisa preencher uma única ficha de inscrição, que está disponível no endereço eletrônico www.oba.org.br/site. Ao se cadastrar a escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, no dia 17 de maio deste ano, no horário mais conveniente para a escola. A MOBFOG também tem uma única fase, que também ocorre na própria escola que deve ser realizada na mesma data e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível. Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.