Mapa de Oportunidades: Estudantes maranhenses podem se inscrever para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

13 de fevereiro de 2020

Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2020. As escolas deverão realizar a inscrição dos estudantes no site da Obmep (obmep.org.br) até o dia 20 de março. A Obmep, criada em 2005, tem o objetivo de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.

A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) também apoia a competição.

A Obmep é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que os estudantes estiverem matriculados. O primeiro nível é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o segundo nível para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o terceiro nível para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), também podem ser inscritos pela escola de acordo com o nível.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.

Em 2019, a 15ª edição da Obmep registrou mais de 18 milhões de alunos inscritos, de 54,8 mil escolas. Cerca de 99,71% dos municípios brasileiros tiveram pelo menos um jovem concorrendo. A premiação concedeu 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e até 51,9 mil menções honrosas.