Mapa de oportunidades: Inscrições abertas para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019

9 de abril de 2019

Os estudantes do ensino médio com idade entre 16 e 22 anos já podem efetuar suas inscrições para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019. Realizado pela Câmara dos Deputados, a ação tem como objetivo propiciar aos jovens selecionados a vivência do processo político e democrático na Câmara dos Deputados, além de proporcionar aos jovens, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Os estudantes interessados precisam elaborar um projeto de lei de sua autoria e realizar a inscrição por meio do link disponível no endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjb, anexando, além do projeto de lei, todos os documentos solicitados. As inscrições seguem até o dia 31 de maio. Durante o período de inscrição no programa, escolas e professores promovem a difusão de conhecimentos sobre o papel do Poder Legislativo e incentivam os alunos interessados em participar do PJB a refletir sobre sua realidade política, social e econômica e a propor soluções para os problemas verificados, no formato de um projeto de lei.

Cada secretaria de educação realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos em seu estado, com base em critérios pré-definidos pela Câmara dos Deputados. Em seguida, a Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos pré-selecionados no estado e são divulgados os três estudantes que se tornarão deputados jovens, representando o Maranhão.

Os jovens selecionados irão a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o trabalho dos deputados federais, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. Os trabalhos do PJB serão realizados de 23 a 27 de setembro de 2019, na Câmara dos Deputados, em Brasília.