“O IEMA é mais uma peça do canteiro de obras que se tornou Balsas nos últimos anos”, destaca morador da cidade

4 de abril de 2021

iema balsas

Obras de construção do IEMA avançam na cidade de Balsas (Foto: Divulgação)

 

O professor Herton Araújo de Sousa conta que mora em Balsas há 20 anos e nunca viu tantos investimentos do Governo do Maranhão na cidade. Durante esse tempo, viu vários jovens do município tendo que partir em busca de qualificação profissional e outros que perderam oportunidades por falta de capacitação.

“Quantos de nossos jovens deixaram de entrar no mercado de trabalho por falta de profissionalização? Quantos deles tiveram que buscar outras cidades? O IEMA é mais uma peça do canteiro de obras que se tornou Balsas nos últimos anos”, refletiu.

A construção do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) possibilita que jovens e adultos tenham acesso à educação formal e técnica de qualidade, oferecida gratuitamente, colocando um ponto final no problema da falta de capacitação. A obra é executada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a estimativa é que a unidade seja entregue no início do segundo semestre deste ano. “Nós seguimos empenhados, trabalhando em obras educacionais em diversas regiões do Maranhão. Em um momento desafiador, como o que estamos vivendo, entregar institutos do porte do IEMA reacende a esperança nos jovens que podem vislumbrar um futuro melhor através do ensino e aprendizagem”, disse.

Agora estão em andamento os serviços de acabamento, selagem e emassamento de paredes, conclusão de bancadas dos laboratórios, instalações elétricas e da rede de incêndio. Já foram executadas a estrutura e cobertura de todos os blocos, revestimento das paredes, bloco pedagógico e refeitório. Revestimento cerâmico, reboco externo em paredes e platibanda, alvenaria.

A unidade vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros. Isso em uma área de 20.000m², que possibilita futuras expansões, caso haja necessidade.

O professor Herton Araújo acrescenta que a obra demonstra a presença da gestão estadual na cidade. “Vivo em Balsas há mais de 20 anos e recebi com grande alegria a notícia quando o governador anunciou a construção do IEMA em Balsas. Hoje passando em frente às futuras instalações, me veio à mente um filme. O IEMA vem tornar real a capacitação dos nossos jovens sem a necessidade de buscar outros municípios. Com isso, todo mundo ganha. A cidade ganha mão de obra capacitada nos mais diversos seguimentos e o jovem capacitação e dignidade”, declarou.

https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias