OAB e Iema realizam seminário “Diálogos pelo Direito à Educação” em Estreito e Balsas

3 de outubro de 2019

ReitorEm parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB/MA) realizou nos dias 2 e 3 de outubro, em Estreito e Balsas, o seminário “Diálogos pelo Direito à Educação”. Esta é a terceira edição do evento que já for realizado em Bacabal, Imperatriz e Açailândia.

As edições do seminário têm contato com a participação de estudastes, professores, diretores, autoridades políticas e lideranças comunitárias. João Batista Ericeira, da Comissão Especial do Direito à Educação do Conselho Federal da OAB, pontuou que o direito a educação só vai acontecer se houver luta. “Lutar a todo instante. É isso que devemos fazer.”

Reitor do Iema, Jhonatan Almada apresentou a experiência exitosa do Instituto. Almada afirmou que o Iema tem um modelo educacional onde o jovem é centro com o seu modelo de vida. Esse modelo educacional é comporto pelos modelos pedagógico, de gestão e de pertinência. Além disso, o Instituto tem um sonho: ser a melhor escola do Brasil. “O sonho mobiliza e impulsiona a escola. Todos podemos ser mais.”

A construção de uma unidade plena do Iema em Balsas tem despertado o interesse da juventude e, por isso, muitos deles participaram do seminário com o intuito de conhecer um pouco mais do Instituto. Um grupo de alunos da Escola Municipal Mariinha Rocha ouviu com atenção a fala do reitor. Dieniey Sousa, de 14 anos, achou muito boa a ideia de ter uma unidade do Iema na cidade. Kauan Borges, de 13 anos, também já aguarda com ansiedade a nova escola. “Será uma ótima oportunidade uma escola assim aqui em Balsas”, enfatiza Kauan.

AlunoO secretário municipal de Educação de Balsas, Márcio Rego, agradeceu à OAB pela iniciativa de levar aos municípios o debate sobre o direito à educação e afirmou que a busca de soluções por meio do diálogo é o caminho. Márcio Rego também falou da expectativa em torno da unidade plena do Iema no município. “Agradecemos por todo o trabalho desenvolvido pelo Iema no Maranhão produzindo índices excelentes de educação”, disse o secretário ao pontuar que a região é carente de escolas de tempo integral e de ensino técnico.

O seminário “Diálogos pelo Direito à Educação” tem como objetivo incitar a discussão a respeito do direito à educação básica e das políticas para o setor educacional. O público-alvo são advogados, estudantes de direito, professores, dirigentes educacionais (secretários de educação, membros dos conselhos…), dentre outros.

Estreito foi quarta cidade a receber o seminário, realizado na sede do Sindicato dos Servidores da Educação do município. No dia seguinte foi a vez de Balsas. A primeira edição do seminário “Diálogos pelo Direito à Educação” aconteceu no mês de julho, em Bacabal. Depois foi a vez de Imperatriz e Açailândia.

O seminário já percorreu várias regiões do Maranhão onde há seccionais da OAB. O que for coletado será tabulado e enviado Conselho Nacional da Ordem e apresentado durante um seminário nacional que vai acontecer em novembro.

Visita

Imagns BLeite (9)Acompanhado pelo secretário municipal de Educação de Balsas, Márcio Rego, pelo engenheiro do Iema Luiz Edmundo, e pelo mestre de obras José Maria, o reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), o professor Jhonatan Almada, visitou as obras de construção da unidade plena do Instituto em Balsas.

Orçada em R$ 13 milhões, cerca de 50% da obra já foi concluída, o que deixou o reitor bastante satisfeito. Ele disse que neste mês de outubro será realizado um esforço bem maior para que a obra seja concluída o quanto antes. “Esperamos que isso possa nos permitir começar as aulas ainda no início de 2020”, comentou o magnífico.