Parceria entre Iema e Agerp visa benefícios para estudantes e agricultores

13 de novembro de 2017

Com a finalidade de discutir e alinhar parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), o reitor do Iema, Jhonatam Almada, recebeu na última sexta-feira (10), na reitoria do Iema, o diretor de pesquisa agropecuária da Argep, José Malheiros. O objetivo principal da reunião foi o estreitamento das relações entre o Instituto e a Argep para que as ações sejam positivas e que o Governo do Estado tenha uma resposta melhor no resultado final na formação e no acompanhamento da atividade produtiva, principalmente voltada para a agricultura familiar.

“Para que o Iema esteja alinhado às necessidades dos arranjos locais que serão priorizados no ano de 2018 houve a reunião de alinhamento. Para que, em seguida, possamos incorporar o planejamento da Agerp ao calendário do Iema para a oferta de curso em 2018”, explicou o reitor.

Para o diretor de pesquisa e agropecuária, José Malheiros, a conversa entre o Iema e a Agerp tem como objetivo às capacitações dos jovens e adultos na zona rural do Maranhão, para que possam complementar as ações de assistência técnica que a Agerp vem desenvolvendo como, por exemplo, nas áreas onde tem ação das cadeias produtivas e que há necessidade de atividades relacionadas, mas existe a falta de beneficiamento do produto.

Dessa forma o Iema entraria com a formação para os jovens e para os agricultores daquela região. Em contrapartida a Agerp poderia receber os alunos para fazer estágios nas unidades de beneficiamento de produtos, o que possibilitaria a melhora da qualificação e do aprendizado.

O diretor de pesquisa e agropecuária ressaltou a relevância da parceria entre o Iema e Argep. “A importância desta parceria é que nós estaremos levando tecnologia para os jovens e para os agricultores e isso faz com que a atividade produtiva no campo melhore”, frisou.