Período de matrículas leva centenas de jovens às unidades plenas do IEMA em 2020

10 de janeiro de 2020

matrículas1“Espero progredir e crescer cada vez mais, me preparar para conquistar meus sonhos, para o ensino superior e mercado de trabalho. Conheci o IEMA através dos meus amigos e me interessei pelo projeto, conversei com meus pais e decidi deixar minha cidade Governador Nunes Freire para estudar aqui no IEMA São Luís Centro. Vou morar com meus irmãos mais velhos aqui em São Luís. Minha família apostou no meu sonho e vou fazer de tudo para conseguir concretizar”, contou a jovem Maria Alice Ferreira, 15 anos, que realizou sua matrícula na manhã da quinta-feira (9) para o curso técnico em meio ambiente na unidade plena São Luís Centro.

A mãe de Maria Alice, Francisca Ferreira, destacou que tem boas expectativas em relação ao IEMA. “Não conhecia a instituição e através da minha filha fui conhecendo, espero que ela aprenda e se desenvolva cada vez mais. Fico muito feliz em permitir que minha filha possa se qualificar e sair daqui técnica em meio ambiente”, disse.

Como Maria Alice e sua mãe existem milhares de jovens que estão indo às unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), acompanhados dos seus responsáveis para realizar suas matrículas e, assim, concretizar o sonho de estudar em uma escola técnica de educação profissional, científica e tecnológica em tempo integral.

As matrículas e rematrículas acontecem no período de 8 a 30 de janeiro, sendo que a matrícula para os candidatos classificados será nos dias 8, 9, 10, 13 e 14 nas unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Bacelar Portela, Brejo, Coroatá, Cururupu, Gonçalves Dias, Matões, Pindaré-Mirim, Presidente Dutra, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís Centro, São Luís Itaqui Bacanga e Timon.

Para o gestor geral da unidade plena São Luís Centro, Jonathan Camilo, a procura pela unidade demonstra que o trabalho está no rumo certo. “Ficamos lisonjeados em perceber que a unidade plena São Luís Centro continua sendo uma das unidades mais procuradas. É uma das maiores em números de turma e quantidade de estudantes, teremos 15 turmas esse ano. Ficamos felizes em perceber a procura. Temos notado que muitos pais que tem filhos que já saíram da escola procuram nossa unidade para matricular os irmãos mais novos. Isso demonstra que as famílias confiam no nosso trabalho e desejam para as novas gerações”, contou o gestor acrescentando que a unidade está utilizando senhas para facilitar o atendimento. “A nossa unidade teve uma alta demanda para o processo de matrículas, percebemos que no primeiro dia foi intensa a procura de pais e responsáveis e alunos querendo conhecer a escola e efetuar suas matrículas. Ultimamente temos estendido o horário quando necessário para não deixar as pessoas que receberam as senhas sem atendimento”, acrescentou.

A rematrícula será de 15 a 17 e também nos dias 20 e 21. A matrícula da primeira convocação de excedentes é de 22 a 24, enquanto a matrícula da segunda convocação de excedentes acontece nos dias 29 e 30 de janeiro.
No IEMA, o ano letivo 2020 inicia dia 3 de fevereiro. O término está previsto para o dia 6 de janeiro de 2021.