Planetário Januare da Secti esteve em Santa Rita

15 de maio de 2017

O Planetário Januare da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) esteve no sábado (13) em Santa Rita. A apresentação fez parte da programação de uma competição de lançamentos de foguetes organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita. O evento é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o objetivo de promover o desenvolvimento de atividades dinâmicas e interação entre teoria e prática.

A proposta do Januare é levar aos municípios maranhenses conhecimento e informações de astronomia para a população, sobretudo em eventos como feiras e semanas científicas. A iniciativa visa estimular estudantes, professores, crianças, jovens, adultos e trabalhadores a conhecer melhor o universo em que vivem, segundo explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. “O brilho nos olhos dos estudantes após essa nova experiência é indescritível, nos enche de alegria e possibilita a certeza de estarmos no caminho certo ao democratizar o conhecimento”, acrescentou Almada.

O Planetário tem como proposta levar informações sobre astronomia para a população, sobretudo em feiras e eventos científicos. Com dimensões de seis metros de largura e oito de altura, o Planetário apresenta o Sistema Solar e seus astros, incentivando estudantes, professores e trabalhadores em geral a conhecer melhor o universo.

Nas sessões, que duram em torno de 23 minutos, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Sistema Solar e seus astros e admirar as constelações e outros planetas. Os equipamentos utilizados no planetário permitem projetar o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteroides, luz crepuscular, Sol e Lua, simulando viagens pelo espaço, possibilitando aos participantes maior aprendizado sobre o tema.