Primeira colação de grau do Iema é nesta quinta-feira, dia 4, em Bacabeira

2 de janeiro de 2019

COLAÇÃO (4)Trezentos e vinte e três estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) vão colar grau no início deste ano, entre os meses de janeiro e fevereiro. Esse é o primeiro grupo de alunos a se formar no Instituto, criado em 2015 pelo Governo Flávio Dino. Os formandos são das unidades plenas de Bacabeira, Pindaré e São Luís – as primeiras plenas a serem inauguradas pelo governador. Eles iniciaram o ensino médio e técnico em fevereiro de 2016 e concluíram em dezembro de 2018. O clima é de festa nas unidades por causa dos vários ensaios e da expectativa em torno da colação.

“É a realização de um projeto transformador, de inclusão e que leva em conta o projeto de vida dos estudantes. Diria que é uma satisfação imensurável participar de tudo isto porque sabemos que estamos formando uma nova geração de pessoas e de profissionais”, disse Jhonatan Almada, reitor do Iema.

A primeira turma a colar grau é a de Bacabeira, onde o evento acontece nesta quinta-feira (dia 4 de janeiro), às 17h. Cento e vinte e três estudantes colarão grau na unidade. Além de concluir o ensino médio, eles saem da escola técnicos em administração, logística e mineração. São duas turmas de administração, uma de mineração e outra de logística. Os formandos do curso técnico em administração são 65. Do curso técnico em logística são 30. Concluíram o curso técnico em mineração 28 alunos.

O grupo de Pindaré-Mirim é o segundo a colar grau. No total, são 87 formandos. Eles concluíram o ensino médio e o técnico em agropecuária, recursos pesqueiros e serviços jurídicos. São 29 do curso técnico em recursos pesqueiros, 35 do técnico em agropecuária e 23 em serviços jurídicos. Em Pindaré a colação de grau está marcada para o dia 31 de janeiro.

Cento e treze é o número de alunos que vão colar grau na unidade de São Luís (Centro). O grupo é composto por jovens que, além do ensino médio, concluem o técnico em eventos, serviços jurídicos, informática, meio ambiente e produção de áudio e vídeo. A colação de grau está marcada para o início de fevereiro. Do curso técnico em informática são 27 alunos; 30 são do técnico em eventos. Do curso técnico em meio ambiente são 33 e são 23 do curso técnico em serviços jurídicos.

Boa parte da colação de grau – começando por Bacabeira – será transmitida ao vivo pela internet para que amigos e familiares dos formandos possam acompanhar. As transmissões começam a partir das 9h desta quinta-feira.