Professores de Matemática encerram primeiro ciclo de formações virtuais realizadas pela Seduc

16 de junho de 2020

Professores de Matemática dos Centros Educa Mais e Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) participaram, na tarde de segunda-feira (15), da Formação em Práticas Laboratoriais. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da plataforma Google Meet, em parceria com o Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa (Cidepe). Esta ação marcou o fim do primeiro ciclo de formações laboratoriais para os professores da Rede de Tempo Integral do Maranhão, das disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática.

A formação teve como objetivo orientar, preparar os professores e dar subsídios para a relação com as práticas laboratoriais relacionadas aos experimentos realizados nos laboratórios. Os contemplados do primeiro ciclo formativo foram educadores que ministram aulas para os estudantes da primeira série do Ensino Médio.

De acordo com o coordenador de laboratórios do IEMA, Jonny Erick, as formações superaram as expectativas. “Acredito que os momentos foram de grande importância para fortalecer as práticas experimentais e, também, proporcionar condições favoráveis para a execução das aulas. Diante desse momento de pandemia, a capacitação serviu para reforçar a formação continuada dos professores do IEMA. A novidade foi a inclusão dos professores de toda Rede Integral. Estamos muito agradecidos e planejamos novos momentos em cima das sugestões dos professores”, destacou Jonny, reiterando que as formações tiveram participação em massa do corpo docente estadual.

“Foi maravilhosa a adesão dos professores às formações, só nessa última tivemos a participação de mais de 500 professores de Matemática, divididos em dois momentos formativos”, enfatizou.

Segundo a professora da unidade plena do IEMA de Coroatá, Maria de Aguiar, as capacitações vão potencializar o trabalho desenvolvido na unidade. “A formação foi muito boa, com explicações claras e objetivas. Tenho certeza que quando as aulas retornarem teremos várias técnicas para colocar em prática com os alunos”, contou.

Para Marcelo Amorim, professor de Matemática do Centro de Ensino Médio Josélia Almeida Ramos, a formação agregou muito conhecimento. “Gostei muito. A capacitação foi bem prática, com uma abordagem simples e descomplicada. Esses momentos de formação são essenciais para desenvolvermos novas experiências, assim os alunos terão cada vez mais uma aprendizagem de qualidade”, destacou.

A iniciativa aconteceu por ordem de série, inicialmente com os professores que ministram aulas para estudantes da primeira série do Ensino Médio.

Fonte:Seduc

16/6/20