Professores do Iema recebem formação do Eniac

29 de março de 2019

WhatsApp Image 2019-03-29 at 17.21.25 (1)Os professores das unidades plenas de São Luís/Centro, Itaqui-Bacanga, Bacabeira e Pindaré-Mirim do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), receberam formação no Centro Universitário Eniac, da cidade de Guarulhos, em São Paulo, entre os dias 25 e 26 deste mês. Com a capacitação, os professores estarão habilitados para trabalhar e ministrar suas aulas e pesquisas no FabLab e espaços makers que serão implantados nas unidades plenas do Iema.

“A parceria com o Eniac já iniciou. Os professores do Iema estão sendo capacitados para implantação do FabLab e espaços makers. Queremos que os nossos professores sejam multiplicadores na implantação do FabLab, na mesma linha, vamos aprender com eles como construir esses projetos de inovação que atendam a problemas de empresas e da sociedade. A transferência de tecnologia educacional fará com que avancemos de forma eficaz e produtiva”, destacou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Segundo o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica, Fábio Aurélio Costa, o espaço será de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem. “A partir de agora começaremos a produzir os nossos próprios kits, e com essa ferramenta do FabLab poderemos transformar a teoria em prática. As aulas de física, matemática, biologia e química poderão se tornar muito mais lúdicas nesse espaço e produzir o material que precisa para sua aula. O FabLab é um espaço fábrica, onde o professor tem autonomia e equipamentos para transformar o que seria teoria para um experimento prático para que o aluno compreenda melhor”, explicou.

Para a professora da base técnica da unidade plena Itaqui-Bacanga Jéssica Santos, a ação fortalece as práticas e prepara para um novo momento. “Recebi o convite e fiquei muito interessada em participar, pois agora ficarei responsável pelo espaço maker do FabLab que será sediado aqui na unidade. A formação foi interessante, pois compreendeu toda a cultura maker. Conseguimos compreender como eles trabalham com essa temática, e como trabalhar com os equipamentos que estarão disponíveis para nós aqui na nossa unidade, a partir do momento em que o FabLab for inaugurado”, contou a professora acrescentando que é grande a expectativa para a inauguração do FabLab. “Estamos muito esperançosos para receber o nosso FabLab, seremos multiplicadores e levaremos essa discussão para compartilhar com todos os professores e alunos que são muito engajados em usar a criatividade. Os resultados serão grandes”, acrescentou.