Projeto de alunos do Iema de Timon conquista o 2º lugar no Maker Day 2019

5 de outubro de 2019

MAKER DAY TIMON PREMIO  (1)cO trabalho “Óculos de realidade virtual sustentável” desenvolvido pelos alunos da unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Timon foi apresentado no Maker Day 2019 e ficou em 2° lugar entre os cinco melhores trabalhos do evento que foi realizado pelo Senac Piauí e Fábrica de Gênios.

De acordo com a professora e orientadora do projeto, Dácia Leal, o óculos sustentável surgiu na disciplina eletiva “BioImaginação” onde os estudantes produziram um óculos 3D a partir de materiais recicláveis. “Fomos convidados para expor esse óculos no Maker Day que é um evento que reúne exposições de projetos de várias instituições”, disse acrescentando que além de serem expostos, os trabalhos foram avaliados pelos organizadores do evento, pelo público presente e pelo público virtual por meio de redes sociais com o objetivo de escolher os cinco melhores projetos.

“Graças a Deus ficamos com o segundo lugar. Para nós foi muito gratificante porque tinha projetos muito bons, mas o nosso cativou o público, principalmente o público infantil que ficou encantado com o óculos. É tão bom quando a gente vê o nosso trabalho reconhecido e que a gente pode inovar produzindo para nossos alunos um instrumento que pode ser utilizado no dia a dia”, destacou a professora Dácia revelando felicidade com a conquista no estado vizinho.

MAKER DAY TIMON PREMIO  (4)Quem compartilha desse sentimento é a estudante Ana Vitória que ressalta a aprendizagem que obteve no desenvolvimento do projeto. “Foi bastante gratificante, pois adquirimos muito conhecimento e, ao mesmo tempo, preservamos o meio ambiente, já que utilizamos material reciclável para produzir o óculos. E deu tudo certo! O óculos tem várias utilidades, podemos usar para fazer pesquisas e participar de procedimentos como se estivéssemos lá, por exemplo”, disse a aluna do curso técnico em serviços jurídicos explicando algumas funcionalidades do óculos que permite simular situações reais reutilizando materiais e aplicativo no smartphone.

Ao parabenizar o resultado dos alunos no Maker Day 2019, Jhonatan Almada, reitor do Iema, ressalta a importância da conexão entre ensino, pesquisa e inovação. “Ficamos muito orgulhosos dos estudantes de Timon porque essa premiação evidencia o modelo de sucesso que o Iema tem construído, modelo de sucesso que se assenta na produção de conhecimento novo que é criado pelos estudantes com a orientação dos professores. Esse conhecimento traz impacto e contribui para a sociedade, para o desenvolvimento do lugar onde nós estamos inseridos”, concluiu.

Além do óculos de realidade virtual sustentável, a UP Timon expôs os trabalhos “Bengala de baixo custo para deficientes visuais” e “Óculos de baixo custo para deficientes visuais”, no evento que teve a participação de mais de 400 pessoas.