Prorrogado período de inscrição para o concurso da logo da SNCT/2018

11 de abril de 2018

Os alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) das unidades plenas que ainda não realizaram a inscrição para o concurso da escolha da identidade visual da SNCT/2018 têm até 20 de abril para cadastrar suas ideias. O evento ocorre de 15 a 21 de outubro, em todo o país, com o tema ‘Ciência para a redução das desigualdades’. Coordenado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, o concurso foi criado para inspirar a identidade visual do evento e estimular a criatividade artística dos alunos.

“É importante que o Iema participe deste concurso considerando a possibilidade das unidades plenas se integrarem a esse esforço nacional de discussão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O esforço para trabalhar o tema ‘Ciência para a redução das desigualdades’ é um tema muito pertinente que nossos estudantes certamente têm criatividade e inteligência para propor ideias desse desenho para o Ministério da Ciência e Tecnologia”, frisou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

A imagem escolhida servirá de referência para a logomarca da SNCT 2018 e será utilizada em documentos, mídias, materiais de divulgação, portais e redes sociais. Como prêmio, o campeão ganhará uma viagem a Brasília durante o evento para participar da cerimônia de abertura, com direito a acompanhante, além de um notebook, um kit científico e um certificado.

De acordo com a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão, Alessandra Moraes, é de extrema importância que os estudantes do Iema participem do concurso. “Estivemos nas escolas incentivando os professores a motivar os estudantes a se inscreverem no concurso, ressaltando que os alunos participem não somente pela premiação, mas para ter seu nome e do Instituto reconhecido nacionalmente. Por isso é importante que não percam essa grande oportunidade”, explicou.

O concurso se destina a alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante de escolas públicas e privadas. As instituições devem se responsabilizar por realizar uma etapa interna de pré-seleção dos desenhos e pelo envio das 20 melhores propostas. As artes precisam ser encaminhadas para site http://snct.museu.cp.ufmg.br nos formatos PNG, JPEG ou PDF.

A comissão julgadora adotará como critérios de seleção a criatividade, a fidelidade ao tema, a aplicabilidade, a originalidade, a comunicabilidade e a qualidade. Os dez desenhos com maior número de pontos na 1ª fase se classificarão para uma votação popular on-line e serão expostos em uma galeria virtual.