Prorrogado período de inscrições para o processo seletivo de alunos para ingresso no Iema

29 de novembro de 2018

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) prorrogou o período de inscrições de novos alunos para o ensino médio técnico integral vinculado à educação profissional nas unidades plenas do Instituto nos municípios de Axixá, Bacabeira, Brejo, Cururupu, Matões, Pindaré-Mirim, São Luís (Centro), Itaqui-Bacanga e Timon.

As inscrições que encerrariam nesta quinta-feira (29), seguem até a próxima segunda-feira (3). O resultado final dos candidatos classificados será divulgado dia 18 de dezembro por meio do site do Instituto, e as matrículas iniciam dia 7 de janeiro de 2019. O calendário acadêmico com o início do ano letivo será divulgado em 2019.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a procura pelo seletivo significa que o Instituto continua em sua trajetória de desenvolvimento e consolidação. “O Iema em seu primeiro edital de oferta para 2019 abriu 1.260 vagas para ensino médio técnico de tempo integral e já alcançamos 5.845 inscritos. Atendendo a inúmeros pedidos, prorrogamos o prazo de inscrições, mais tempo e oportunidade”, destacou.
Foram oferecidas 1.260 vagas para jovens que estejam concluindo o nono ano do ensino fundamental e que desejam cursar ensino médio técnico integrado à educação profissional no Iema. Em cada unidade serão ofertadas 80% das vagas para alunos de escola pública, 15% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

As inscrições são efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.iema.ma.gov.br, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, conforme cronograma do processo seletivo. A média das notas em língua portuguesa e matemática no 8º ano, e a distância que o aluno mora da unidade plena a qual está se candidatando serão os critérios de avaliação.

Os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar em tempo integral de dez horas diárias, das 7h30 às 17h. Refeições e descanso serão feitos na própria escola onde farão curso técnico integrado ao ensino médio. Ao final do curso, o estudante concluirá simultaneamente a habilitação profissional técnica e o ensino médio.