II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão obtém avaliação positiva

20 de abril de 2018

FOTO CINTIA - SEMINÁRIO_FOTO RICCARDO1Realizado durante todo o dia na última quinta-feira (19), no Espaço Orienta, o II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão (SNEPT), promovido pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), finalizou com saldo positivo.
O evento reuniu 12 autoridades de diversas regiões do país que ministraram palestras acerca da temática “Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional”, divididos em cinco mesas de diálogos que contaram com um mediador cada.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o seminário debateu o tema mais importante da educação pública do Brasil. “O seminário trouxe um debate de alto nível que nos atualizou sobre o estado da reforma do ensino médio. Conhecemos propostas de implantação, experiências em andamento e conseguimos obter subsídios importantes para que o Iema também possa realizar sua reforma curricular à luz da nova base nacional comum para o ensino médio integrado à educação profissional”, disse o reitor.

O diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, que mediou a primeira roda de debates, também destacou que o Seminário finalizou com saldo positivo. “Estamos no caminho certo, o Iema é pioneiro no Maranhão em fomentar esses debates, tivemos uma discussão muito saudável e salutar, que vai contribuir para que possamos agregar mais experiências para implantar nossa reforma”, contou o diretor acrescentando que as palestras atenderam às expectativas. “O evento se desenvolveu de acordo com o planejado. Promovemos uma discussão sobre a reforma do ensino médio e a implementação da base nacional comum curricular. Acredito que foram apresentadas trajetórias de itinerários como exemplos a serem seguidos, uma vez que o Brasil todo está nessa discussão e construção de formas de flexibilizar o currículo”, acrescentou.

Segundo o diretor de Pesquisa e Extensão do Iema, Dario Soares, o seminário foi de suma importância. “O evento vai fazer a diferença na vida profissional daqueles que participaram, todos irão levar suas percepções e vai servir de reflexão e multiplicação nas escolas e, quem sabe, mudar paradigmas com tudo que foi apresentado. Todas as palestras proferidas atenderam às nossas expectativas e foram experiências apresentadas e propostas a serem seguidas. As abordagens realizadas nos fizeram acreditar que estamos no caminho certo quando falamos de educação profissional que está sendo feita pelo Iema. Certamente vamos ter cada vez mais uma educação de qualidade”, afirmou.

O seminário chega à sua segunda edição debatendo a temática da “Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional”. O I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica aconteceu em 2015 com o tema “O Iema semeando frutos”. Na oportunidade, o Instituto foi apresentado enquanto uma eficiente ferramenta de profissionalização integrada ao ensino básico para estudantes, professores, representantes de entidades públicas e privadas, secretários e prefeitos de vários municípios do Estado.