Rede Bandeira Tribuzi do IEMA realiza Concurso de Redação

12 de março de 2019

Com o objetivo de incentivar o fomento à leitura e à escrita, oportunizando o reconhecimento de talentos da comunidade escolar, e integrando o 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) por meio da Rede de Bibliotecas Bandeira Tribuzi está com inscrições abertas para o Concurso de Redação com o tema: “Ação contra a mudança global do Clima”.

As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (18), e seguem até o dia 22 de março. O estudante interessado deve realizar sua inscrição na biblioteca da unidade plena que estiver matriculado. O edital tem como principal objetivo selecionar textos escritos pelos estudantes, os textos devem ser estruturados conforme as normas estabelecidas no edital, que ficará disponível no endereço eletrônico www.iema.ma.gov.br.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a ação é de grande relevância. “O concurso de redação tem como intuito fazer com que os nossos estudantes se sintam estimulados e se aproximem do hábito da leitura. É uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do IEMA e claramente estimula a produção textual, a pesquisa e a leitura dos nossos alunos”, destacou.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, o objetivo do Instituto é fazer com que os alunos sejam leitores proficientes, e que compreendam o mundo através da leitura. “Esta é a quarta edição do concurso, que tem como principal intuito incentivar o fomento à leitura e à escrita oportunizando o desenvolvimento de talentos da comunidade escolar, incentivando principalmente o comportamento leitor dos estudantes. Nesta edição como escola associada à Unesco, e com a missão de trabalhar os ODS. As redações serão feitas de forma interdisciplinar envolvendo professores de língua portuguesa, e da área de ciências da natureza que vão contemplar esse tema”, explicou o diretor acrescentando que o maior objetivo desse concurso é formar leitores proficientes. “Nosso principal propósito é incentivar o hábito da leitura, o comportamento leitor e fazer com que a leitura se torne hábito na vida desses estudantes”, acrescentou.

Serão avaliados critérios como: domínio do idioma na norma padrão escrita, entendimento do tema proposto e inserção de conhecimentos de várias áreas afins para desenvolvê-lo dentro do padrão. Texto inédito e original, possuir um título, ser manuscrito em português e registrado com caneta esferográfica azul ou preta.

O candidato participará de palestra, aula ou estudo do meio sobre o tema da redação com professores da unidade plena ou convidados no período de 25 de março a 19 de abril, ampliando o nível de argumentação e completude indispensáveis para a produção de um texto de qualidade. O candidato também contará com quatro horários para a produção da redação, no turno e sala de aula definidos pela coordenação do concurso da unidade plena. O texto deverá ter entre 25 a 40 linhas, ser manuscrito em português e registrado com caneta esferográfica azul ou preta.

As premiações acontecerão em cada unidade plena do Instituto. Para o primeiro colocado será entregue um brinde surpresa e um certificado de honra ao mérito e divulgação no site do IEMA. Os estudantes que ficarem na segunda e terceira colocação receberão certificado de honra ao mérito.