Reitor do IEMA acompanha desenvolvimento de projetos na UP Axixá

13 de março de 2019

002Em meio à programação da Semana do Protagonismo, os alunos da unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Axixá receberam a visita do reitor Jhonatan Almada que foi à unidade, nesta quarta-feira (13), para acompanhar de perto as iniciativas que estão sendo desenvolvidos na UP.

Recebido com muitos aplausos, Jhonatan Almada se juntou aos estudantes que ouviam atentamente aos depoimentos de outros alunos da unidade sobre sua experiência como jovens protagonistas. Ao fim das exposições dos protagonistas, o reitor foi convidado para cumprimentar os alunos. Em sua fala, Almada lembrou das conquistas da UP. “A unidade de Axixá foi uma das que mais trouxeram medalhas ao IEMA e isso nos orgulha muito. É necessário que vocês não percam o fôlego e continuem a buscar novos resultados”, disse o reitor.

Em seguida, Jhonatan Almada deu as boas-vindas aos alunos do primeiro ano. “É importante que saibam que no IEMA as coisas dão certo porque todo mundo trabalha junto para fazer o melhor para vocês”, disse o reitor que em seguida foi indagado pelo aluno Carlos Manoel sobre como o protagonismo dos estudantes é visto pela reitoria. “Nós valorizamos muito. Tudo o que vocês projetam tem nosso apoio e vamos incentivar, para isso é preciso que vocês informem primeiro os gestores que vão nos comunicar das iniciativas de vocês”, respondeu Almada ao calouro.

Para finalizar a visita à unidade, o reitor do IEMA assistiu a uma apresentação do Grupo de Estudos Aeroespaciais (GEA) da UP Axixá que está construindo um pequeno satélite (Cansat) para ser lançado na primeira Olimpíada Maranhense de Foguetes que está sendo planejada pelo Instituto. Almada ouviu e sinalizou apoio aos projetos do GEA que é formado pelos professores Jonny Erick, Walter Castro e pelos alunos José Magno, Kassio Wendy, Samuel Amaral, Guilherme Souza e Lucas Coelho. Aproveitando a presença do reitor, os alunos revelaram a intenção de participar de uma nova competição que tem projeção internacional, o VI Festival Brasileiro de Minifoguetes, que será realizado em Curitiba-PR.

Para o professor Walter Castro, o acompanhamento da reitoria é de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades dentro das UPs. “Com a motivação do reitor conseguimos fazer um trabalho com mais excelência. Eu sou uma pessoa muito feliz por trabalhar em um Instituto com um reitor como Jhonatan Almada que é uma pessoa dedicada ao IEMA e isso faz toda a diferença”, declarou o professor de geografia.

Perguntada sobre o que acha sobre o acompanhamento que Almada faz nas unidades, Léa Paixão, gestora da UP Axixá, afirma que “é de suma importância e é um diferencial o reitor ver o que está conhecendo no chão da escola. Isso faz com que a gente tenha mais firmeza nas nossas ações e estimule o protagonismo na nossa unidade”, contou.

De acordo com Jhonatan Almada, todo resultado é fruto do esforço e dedicação de acompanhar cada unidade. “Ver de perto o trabalho que as UPs desenvolvem é uma valorização e um reconhecimento de cada comunidade escolar, dos gestores, dos professores, dos estudantes que se empenham no dia a dia para que o processo de aprendizado se materialize”, afirmou o reitor acrescentando que as visitas que faz são revigorantes. “O que mais me anima é ver a empolgação e a felicidade que os estudantes têm em realizar seus projetos, apresentar novas ideias e sonhar mais alto. Isso me motiva a apoiá-los e a estimulá-los cada vez mais”, concluiu.

A próxima unidade plena a ser visitada por Jhonatan Almada é a UP Pindaré-Mirim.