Reitor do Iema participa de solenidade de assinatura do convênio Vale Livro para 11ª Feira do Livro de São Luís

11 de novembro de 2017

Os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais poderão contar com muito mais conhecimento durante a programação da 11ª Feira do Livro de São Luís, pois através de emenda parlamentar o deputado estadual Bira do Pindaré destinou um crédito de R$ 300 mil em Vale Livro para que os estudantes ludovicenses possam não somente ver as obras durante o evento mais levar para casa. O ato de assinatura do convênio Vale Livro aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), no Colégio Militar Tiradentes, na Vila Palmeira.

A assinatura do crédito foi celebrada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ciência e Tecnologia (Secti) e Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB-MA), e contou com a presença do reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Jhonatan Almada. O reitor destacou em seu discurso a importância dessa iniciativa. “Esse é um trabalho que sempre buscamos desenvolver, em parceria com o deputado Bira, no momento então secretário de Estado da Ciência e Tecnologia desenvolvemos o Cred Ciência. É uma ação que merece ser valorizada, pois nunca antes poderíamos ver tão efetivamente as políticas extremamente voltadas para a educação. Sabemos o poder que tem um livro, contribui para a formação, inclusão e transformação”, contou o reitor.

Segundo o deputado estadual Bira do Pindaré, autor da emenda, o Vale Livro é mais uma forma de incentivo a leitura. “É um modo de apoiar os professores que mobilizam os estudantes para comparecer à 11ª Feira do Livro. Também é um momento que valoriza os livreiros, o comércio local, e, sobretudo de reconhecer o significado e a importância que um evento como a Feira do Livro tem no calendário da nossa capital. É um grande passo que contribui muito para a consolidação do evento como uma referência para literatura maranhense e brasileira”, explicou o deputado.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, é um momento muito importante para os estudantes maranhenses. “Muito me orgulha por celebrar esse ato de assinatura do convênio Vale Livro, pois isso destaca que existe parceria e cooperação com os órgãos da administração pública. A 11ª Feira do Livro sintetiza essa colaboração, pois os nossos estudantes da rede pública merecem esse incentivo e garantia do conhecimento”, destacou.

Ao todo, mais de 10 mil estudantes serão beneficiados com a iniciativa, pois cada um terá direito ao vale livro. A distribuição acontece por meio das secretarias de educação de âmbito estadual e municipal, através dos gestores escolares de cada órgão.

Participaram do evento o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti, Pedro Igor; secretária adjunta de Cultura Incentivada da Sectur, Caroline Veloso; o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa; e a presidente da SAB-MA, Maria do Rosário Guimarães Almeida.