Seduc participa de reunião de coordenadores educacionais de Tempo Integral do Nordeste

27 de maio de 2020

Com o intuito de discutir e trocar experiências sobre educação em tempos de pandemia, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Integral do Maranhão, André Bello, participou da reunião “Panorama Nordeste: Educação Integral em tempos de Covid-19”. A reunião aconteceu de maneira virtual, na tarde da última terça-feira (26).

A iniciativa teve como objetivo juntar as coordenações da educação integral dos estados do Nordeste, além de propiciar a troca de experiências durante a quarentena e o debate de ações para o momento pós-pandemia. Foram discutidos temas como fomento da educação, frequência dos alunos e as barreiras para a aprendizagem em meio à crise do coronavírus.

De acordo com o secretário-adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, o encontro serviu para somar forças. “Esta foi a primeira reunião do grupo de secretários adjuntos dos estados do Nordeste, onde discutimos a educação durante e pós-pandemia. A oportunidade foi fundamental para trocarmos experiências e acompanhar o que vem sendo desenvolvido em cada estado. Nesse momento de crise é importante trabalhar alinhados”, disse.

André contou, ainda, que o grupo de secretários adjuntos foi constituído através da aliança de estados da região – o Consórcio Nordeste. No grupo, são discutidos e tratados assuntos de interesse comum. Desta vez, o foco foi a Educação Integral. “Conseguimos também elaborar na reunião diversos encaminhamentos, entre eles uma carta direcionada ao Ministério da Educação, solicitando providências, sobretudo, a liberação de recursos para a melhoria do investimento na educação integral. Nesse momento de pandemia, os estados tiveram que se reinventar e assumir custos extras. Sabemos que os recursos são escassos e todo investimento faz diferença”, acrescentou.

Participaram da reunião secretários adjuntos de Educação dos nove estados do Nordeste, liderados pelo Secretário de Estado da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O encontro virtual contou com a participação do ex-ministro da Educação, Carlos Eduardo Gabas, que é coordenador do Consórcio Nordeste.