Seduc reúne gestores de unidades plenas do IEMA para tratar sobre avanços do ensino integral e profissional no Maranhão

28 de setembro de 2020

Gestores das dezessete unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de todo o estado reuniram-se, nesta quinta-feira (25), com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para dialogar sobre a expansão, reestruturação e consolidação do modelo pedagógico do Instituto.

Durante o encontro, o secretário Felipe Camarão, que coordenou a reunião, enfatizou que aquele momento seria de apresentação das pautas pedagógicas e demandas de cunho administrativo, mas, também, um momento de escuta dos gestores para que juntos possam traçar as metas de expansão da rede de tempo integral e profissional no estado.

“Mais um momento importante de diálogo com esses profissionais que têm sido grandes incentivadores e propulsores de uma educação pública e de qualidade por meio do Instituto. Pudemos não apenas trazer demandas, mas, principalmente, ouvir sugestões de todos para que os avanços educacionais em nosso estado sejam ainda mais constantes e exitosos”, disse Felipe Camarão.

Para a gestora geral da Unidade Plena do IEMA em Presidente Dutra, Keila Cristina, o encontro foi muito proveitoso, pois os gestores tiveram a oportunidade de debater e apresentar os resultados positivos do modelo pedagógico executado no IEMA.

“O IEMA é modelo exitoso. Prova disso é o excelente resultado do Ideb das unidades do IEMA, que foi acima de 5.0, ajudando a elevar a meta estadual. Foram muito importantes as palavras do secretário Felipe Camarão em reconhecimento ao trabalho de toda a equipe. Isso ficou bem claro na fala dele, o quanto ele reconhece o êxito o Instituto e a importância da rede para a educação do Maranhão”, afirmou a gestora.

Já para Marileide Costa, gestora geral do IEMA de Cururupu, a reunião foi fundamental e um momento de estabelecimento de uma cultura de ainda mais confiança e respeito, entre a Seduc e os gestores das unidades. A gestora ainda complementa que eles foram levados à reflexão da importância em si de fomentar o protagonismo juvenil, ainda que no ensino remoto, com a formação de novos líderes.

“A reunião fez uma diferença muito grande na nossa caminhada enquanto gestores, e nas nossas vidas também, porque o modelo do IEMA é impactante e gigante do ponto de vista social, político, pedagógico, humano. E o nosso secretário, o tempo todo, evidenciou que dentro do modelo institucional, nós precisamos estar para além das lives, para além dos muros. A reunião retroalimentou a nossa prática, alargou ainda mais os nossos sonhos de uma educação pública de excelência. E trouxe a certeza de que esse é o caminho, do diálogo, da escuta e sobretudo da liderança servidora. Foi uma excelente reunião e que nos fez sair de lá convictos e impactados de que é preciso continuar acreditando nos projetos de vida dos nossos estudantes”, concluiu Marileide Costa.

 

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
25/09/2020