Segunda edição do programa ‘Pra saber +’ é marcada por assinatura do termo de cooperação técnica para estágio

10 de julho de 2018

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) segue em busca de parceria para desenvolver projetos que beneficiem cada vez mais os estudantes do Instituto. Diante desta perspectiva, nesta segunda-feira (09), os alunos da unidade plena São Luís (Centro) estiveram reunidos no Tribunal Regional Eleitoral para o encerramento da segunda edição do Programa ‘Pra Saber +’, que tem como objetivo oferecer oportunidades de práticas profissionais como atividade de extensão do aprendizado em sala de aula durante o mês de férias em empresas ou instituições. Na oportunidade foi assinado o termo de cooperação técnica para a realização de estágio para os alunos do 3º ano do curso de serviços jurídicos.

Na ocasião o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, representou o reitor do Iema, Jhonatan Almada na assinatura do termo de cooperação técnica para estágio. Elinaldo Silva disse que o TRE sempre é um grande parceiro do Iema tanto no que diz respeito a vivência profissional e no campo do estágio. “Além de prestigiar a culminância do programa de vivência profissional estaremos assinando hoje o termo de cooperação técnica para que os alunos do 3º ano da unidade plena do curso de serviços jurídicos possam participar de estágios no TRE, que acontecerá a partir do mês de agosto até dezembro”, ressaltou o diretor.

O diretor geral do TRE, Flávio Costa, agradeceu os alunos pelo empenho e ao Iema pela bela iniciativa de viabilizar tal prática aos estudantes. “Os jovens através desta parceria irão obter novos conhecimentos, novos horizontes, tanto na área jurídica, ambiental, eventos, serviço social e de ciência e tecnologia, porque nosso tribunal não é unicamente judicial, ele tem todas estas áreas como forma de implementar seus serviços para a sociedade. Como somos um tribunal de pequenos servidores, sempre precisamos de mão de obra e contar com estudantes dispostos a aprender, que querem levar o conhecimento adiante investindo em sua formação”, explicou o diretor geral.

Flávio Costa acrescentou ainda que projeto ‘Pra Saber +’ possibilita aos alunos do Iema uma outra mentalidade, e contribui com o TRE, pois é uma parceria pioneira a nível de Brasil, que leva aprendizado para a vida dos estudantes que terão uma formação consolidada e com mais conhecimentos técnicos.

A aluna Sabrina Mendonça, que cursa meio ambiente, explicou que o projeto de vivência profissional acontece durante o período de férias. “Estive na Emap, e pude conhecer um pouco do trabalho que irei desenvolver futuramente, esta experiência é de extrema importância para a composição do nosso currículo, pois temos oportunidade de estar no mercado de trabalho. A experiência nos motiva para enfrentar o mercado, que gosta de mão de obra jovem. É também uma maneira de aprender a prática antes de estar definitivamente no mercado de trabalho”, declarou.

Para Marcos Vinícius Gama, a vivência é uma maneira de conhecer e aprender mais sobre a atmosfera do ofício escolhido. “Estive em uma casa de evento e pude ver como é a rotina de trabalho, como tudo acontece e unir a teoria à prática. Estive no almoxarifado, administração entre outros. Tudo isso ajudou no meu aprendizado e irá facilitar meu processo de estágio, pois estarei a frente daqueles que não tiveram esta oportunidade”, concluiu.