Semana Pedagógica 2018 movimenta UP do Iema de São Luís

8 de fevereiro de 2018

A programação da Semana Pedagógica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Iema segue envolvendo professores, gestores e demais profissionais de suas unidades plenas. Na unidade plena São Luís, por exemplo, a programação desta quarta-feira (7), trouxe palestras ministradas pelo psicólogo Advan Soares e pela professora de sociologia da própria unidade Mércia Gomes. A programação está sendo realizada no auditório da unidade, denominado ‘Souzinha’.

Advan Jarbas Soares, psicólogo mestre formado pela Universidade Federal do Maranhão – Ufma, ministrou a palestra “Juventude do século XXI”, cujo foco principal foi ajudar os professores do Instituto a dar suporte acerca do acolhimento, tratamento e reorientação para com os alunos que por ventura possam desenvolver ou mesmo já sofram de problemas como ansiedade, depressão, pensamentos suicidas e demais transtornos mentais.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, pontuou acerca do objetivo principal da Semana Pedagógica. “A Semana segue com seu objetivo principal, que é o planejamento e a reflexão sobre as atividades atribuídas e empregadas ao longo do ano de 2018 por parte dos professores e demais profissionais do Iema”, afirmou.

Ainda como parte da programação, a professora de sociologia da UP São Luís Mércia Gomes, em depoimento, pontuou as atividades desenvolvidas ao longo de mais um dia de programação. “Está sendo extremamente produtivo. Hoje pela manhã tive a oportunidade de ministrar a palestrar sobre o projeto de vida, intitulada ‘Conversa pedagógica: projeto de vida na unidade plena de São Luís’. Além dos professores, todos os demais profissionais da UP São Luís estiveram presentes no intuito de também depreenderem de forma clara sobre os mecanismos usados pelo Instituto quando se trata de acolher o corpo discente. Trabalhamos ainda o poema de Mário Quintana, – ‘O tempo’, e, em seguida, a leitura sobre a música nova do compositor Zeca Veloso, filho de Caetano Veloso, intitulada- ‘Todo o homem’, explicou.

Mércia Gomes esclareceu acerca das muitas nuances do projeto de vida, disciplina que compõe a grade curricular pedagógica do Iema. “Também apresentamos o documentário ‘Para o dia nascer feliz’, que conta sobre histórias de vida de alunos, no objetivo de gerar maior esclarecimento para os professores sobre o que é de fato o projeto de vida, disciplina esta que não se restringe apenas ao mercado de importante, mas também, visando o exercício da cidadania e da educação emocional e social”. “Aproveitamos ainda para apresentar para o corpo docente a produção do livro que realizamos no final do ano passado, resultante da exposição das histórias de vida dos nossos alunos, com memórias, falas, fragmentos de textos, e a forma como encaram a escola. O projeto de vida envolve despertar de sonhos, descoberta de potencialidades e de portas futuras na vida destes jovens”, concluiu.