Semana pedagógica do Iema proporciona interação e proximidade entre estudantes e professores

6 de fevereiro de 2018

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Iema integrou em seu calendário acadêmico a Semana Pedagógica, que além de oportunizar a toda a equipe pedagógica (professores, coordenadores, equipe técnica e gestão escolar) refletir sobre o trabalho realizado em 2017, por meio da avaliação dos resultados representados pelos avanços e dificuldades no desempenho escolar dos estudantes e, principalmente da autoavaliação das atividades pedagógicas realizadas na escola, também busca gerar, por meio de sua programação, a interação e proximidade entre o corpo docente e discente.
Neste ano a programação começou desde o dia (5) e se estende até o dia (9) em todas as unidades plenas do Instituto. As atividades desta terça-feira (6) consistiram na visita dos alunos das unidades plenas de São Luís e São José de Ribamar ao Cinesystem, onde ambas as unidades assistiram ao filme “Extraordinário”.
A gestora pedagógica Fernanda Mafra, explicou o objetivo do passeio com os alunos. “A semana tem por objetivo principal fortalecer o promissor modelo pedagógico do Instituto, além de promover mais proximidade entre os professores, gestores e alunos. A nossa vinda ao cinema hoje com os alunos ilustra muito bem isso. Escolhemos o filme “Extraordinário” no intuito de posteriormente dialogar com os alunos, buscando ouvir os aspectos individuais que cada um depreendeu. Queremos ouvir nossos alunos, entender cada um na sua individualidade”, disse.
Ainda em depoimento a gestora explicou que além da aproximação ajudar a desenvolver a amizade, também favorece a desinibição dos alunos quanto a partilharem sobre possíveis problemas particulares. “Ao desenvolver essa proximidade, nossos alunos se sentem mais à vontade para conversarem sobre seus possíveis dilemas. Queremos ouvi-los, acolhe-los, e buscar uma forma de ajudá-los quanto a estas questões. Não queremos que um momento de dificuldade, que por ventura já tenha sido vivenciado por eles, acabe por interferir de forma negativa no processo de aprendizagem”, pontuou.
O reitor do Iema, Jhonatan Almada pontuou sobre a iniciativa da Semana e o quanto é importante para as melhorias dos trabalhos realizados pelo Instituto. “A semana pedagógica é um momento de planejamento e reflexão sobre o que será implementado ao longo do ano de 2018 por parte dos professores do Instituto. Essa integração na equipe é recomendável para que esse trabalho aconteça de forma coerente e produtiva, gerando resultados de impacto. Ficamos muito contentes com as inovações realizadas pelas unidades do Iema”, afirmou.
A programação segue no turno vespertino com palestra com o tema “Deficiência intelectual- Um olhar para o que é favorável para a aprendizagem”, com início às 15h30 no auditório Souzinha da unidade plena São Luís.
No dia 07, a programação começa às 08h30 com a palestra “Juventude do século XXI”, com o psicólogo Advan Soares e “Conversa pedagógica: projeto de vida na unidade plena de São Luís”, com a professora Mércia Gomes às 10 horas, ambas realizadas no auditório Souzinha, unidade plena São Luís.