UEMA e IEMA assinam acordo de cooperação para a criação de turmas de Mestrado

17 de novembro de 2021
WhatsApp Image 2021-11-16 at 14.56.17 (1)

Representantes da UEMA e IEMA firmam acordo de cooperação para oferecer turmas de mestrados a professores do IEMA.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) assinaram nesta terça-feira, 16, um acordo de cooperação para a oferta de turmas de Mestrado em História, Geografia, Letras e Educação para professores do instituto. Trata-se da continuação de ações de parcerias em que a UEMA atua como instituição capacitadora de trabalhadores na área da educação. Este acordo tem um diferencial , que é o trabalho da UEMA como promotora da capacitação de outras instituições na categoria de mestrado. Participaram da assinatura o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o reitor do IEMA, Alex Oliveira, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Seabra e os coordenadores dos programas de Pós-graduação.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, o acordo resultará em um processo de qualificação permanente dos professores que atuam na educação profissional. “Essa parceria exitosa entre o instituto e a nossa universidade redundará no processo qualificação dos professores que atuam nessa grande rede hoje de educação profissionalizante voltada para a ciência e tecnologia que é o IEMA. Também significa o nível de qualidade dos nossos Programas de Pós-Graduação, sobretudo na área de formação de professores, então hoje é um dia bastante promissor para a educação do estado”, disse o reitor.

Os reitores da UEMA e do IEMA Gustavo Costa e Alex Oliveira durante cerimônia para assinatura de termos de cooperação técnica entre as instituições.

“Hoje firmamos a assinatura um acordo de cooperação entre a UEMA e o IEMA, que nos possibilita ofertar mestrado com quatro turmas especiais para os professores do instituto. Nosso propósito é que eles possam adquirir seus títulos de mestre e comecem uma carreira acadêmica cada vez mais produtiva e voltada para a produção do conhecimento da ciência e tecnologia”, disse o reitor do IEMA, Alex Oliveira.

“ Assinamos hoje dois termos de cooperação técnica com o IEMA, e por meio desse acordo iremos oferecer vagas de mestrado para os professores do Instituto. Esse acordo é importante para a universidade porque demonstra a nossa capacidade de formação em nível de Pós-Graduação stricto sensu, dando um retorno a sociedade dos trabalhos que são desenvolvidos na UEMA”, destacou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Seabra.

Os editais para os Programas de Pós-Graduação citados no acordo serão lançados em breve.

*com colaboração da Assessoria de Comunicação da UEMA