Unidade do Iema em Axixá realiza I Feira Tecnológica

8 de julho de 2018

Imagem AxixA unidade plena de Axixá do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizou sua I Feira Tecnológica, fomentada a partir da iniciativa dos professores da base técnica, coordenada pelo professor de rede de computadores e do programa de vivência profissional ‘Pra saber +’, Luís André.

A I Feira Tecnológica buscou gerar mais visibilidade dos cursos técnicos ofertados na unidade para as empresas do município e adjacências, bem como para toda a comunidade. “Tivemos a participação de várias empresas dos municípios de São Luís, Morros, Axixá, etc, cujo objetivo foi mostrar atividades básicas dos cursos desenvolvidos dentro da unidade, principalmente das disciplinas de informática e do curso de eletrotécnica do 2° ano, uma vez que os alunos já possuem bagagem de conhecimento mais aflorada”, pontuou a gestora geral da unidade plena de Axixá, Léia Cristina Paixão.

Ainda em depoimento a gestora chamou a atenção para a relevância que a feira teve, uma vez que as empresas ainda não conheciam os trabalhos desenvolvidos dentro da unidade. “As empresas que participaram da feira, ficaram surpresas e maravilhadas com o tipo de educação que é desenvolvida dentro da unidade. Uma excelente integração entre o Iema, a comunidade e empresas locais, obtendo como resultado a visita de mais de 300 pessoas. Geramos 100 vagas para que cada secretaria de educação do município local e vizinho, encaminhassem os alunos do 9° ano, para a realização de visitas na unidade durante a feita tecnológica, fato este que resultou no aumento significativo da procura por vagas no Iema de Axixá”, afirmou.

A unidade plena de tempo integral oferta os cursos técnicos de Técnico em informática, Técnico em eletrotécnica, técnico em serviços jurídicos e técnico em guia de turismo.
Por ainda não serem detentores de conhecimento das disciplinas técnicas ofertadas pelo Iema, os alunos do 1° ano participaram da feira como auxiliares do alunos do segundo. O professor e coordenador Luís André informou que o Iema, sendo um instituto de formação tecnológica, visa quebrar paradigmas de mistificação e ignorância em relação a ciência e tecnologia de forma democrática. “A 1a Feira Tecnológica Interdisciplinar do IEMA da Unidade Plena de Axixá toma parte nessa missão esclarecer a população quanto a presença da tecnologia em nossas vidas, o papel dos profissionais que atuam na área, bem como auxiliar estudantes que almejam carreira na área de tecnologia a compreender melhor o campo e fazer sua escolha de modo mais acertado”, informou, reiterando que esse evento ajudou a comunidade e alunos de escolas do 9 ano da região a ter o entendimento quanto a presença da tecnologia em nossas vidas, o papel dos profissionais que atuam na área, bem como auxiliar estudantes que almejam carreira na área de tecnologia a compreender melhor o campo e fazer sua escolha de modo mais acertado.