Unidade plena de Brejo participa de olimpíada de foguetes em Santa Rita

17 de maio de 2019

BrejoA unidade plena de Brejo do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participou, pela primeira vez, de uma olimpíada de foguetes. A unidade trouxe para a 1ª Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog), que está acontecendo entre os dias 16 e 17 de maio, na Fazenda Itograss, em Santa Rita, uma equipe composta por dois alunos e um professor.

A competição tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e interessante através do lançamento de foguetes. A olimpíada reuniu estudantes do ensino público e privado do Maranhão regularmente matriculados em uma instituição de ensino da educação básica.

Segundo o professor Rafael Ádan, técnico da equipe, essa experiência inicia os experimentos da unidade no mundo dos foguetes. “Trouxemos uma equipe para competir na categoria nível quatro de lançamento de foguetes. Nosso foguete é à sabe de bicabornato e vinagre, e é uma oportunidade que já estamos esperando há algum tempo. Fizemos uma eletiva que contempla essa temática, percebemos o interesse dos nossos alunos em realizar essa prática, e estamos aprimorando. É a primeira vez que nossa unidade participa desse tipo de evento”, destacou.

Para o aluno do curso técnico em meio ambiente da unidade plena de Brejo Luíz Miguel Rodrigues, a competição representa um momento único em sua vida acadêmica. “Espero que possamos adquirir muitas experiências e levar prêmios para casa. Ainda não tínhamos contato com os foguetes, e decidimos entrar nesse mundo. Com os foguetes eu consigo aprender mais sobre aerodinâmica e outros conteúdos”, contou.