Unidade plena de Brejo realiza I Gincana da Tabela Periódica

9 de abril de 2019

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), 2019 é considerado o ano internacional da tabela periódica e tem como objetivo reconhecer a importância da tabela periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.
Pensando em celebrar esse marco que a unidade plena de Brejo do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promove na próxima quarta-feira (10), a I Gincana da Tabela Periódica.

A ação reconhece e celebra os 150 anos da tabela periódica e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugerido pelo Programa de Escolas Associadas da Unesco, além de fomentar a pesquisa científica dentro do ambiente escolar.

Na oportunidade, será desenvolvida vasta programação abrangendo os cursos técnicos de serviços jurídicos, agricultura, meio ambiente e suporte e manutenção em informática. “Estamos organizando uma programação bem especial e rica que vai acontecer durante todo o dia letivo. Dentre as provas que elaboramos, teremos o desfile de super-heróis criados a partir de cada elemento químico, onde cada fantasia foi confeccionada com materiais recicláveis, e os poderes de cada super-herói serão suas propriedades como: símbolo, número atômico, raio atômico, eletronegatividade, afinidade eletrônica, densidade e ponto de fusão e ebulição”, explicou a gestora da unidade plena de Brejo, Kledna Batista, acrescentando que outros elementos lúdicos serão utilizados para enriquecer a compreensão dos alunos. “Teremos também como prova o mapa da tabela, onde utilizaremos um dado interativo que ao invés de ser composto por números, será formado por símbolo do elemento químico. O aluno terá que percorrer o mapa e avançar as casas, identificar o número atômico do elemento em questão e assim se manter na competição”, completou a gestora.

Para finalizar a programação, as equipes deverão criar uma tabela interativa, onde serão avaliados por uma banca composta por cinco jurados que elegerão a equipe vencedora.