Unidade plena de Pindaré-Mirim realiza “Mutirão da Visão”

13 de fevereiro de 2020

PINDARÉ1A solidariedade é um ato de bondade para com o próximo, uma união de simpatia e empatia que visa e busca o bem comum do próximo. Nesta perspectiva, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade plena de Pindaré-Mirim, buscou envolver a comunidade no ambiente escolar com a ação “Mutirão da Visão”.

A ação aconteceu na unidade, no período de duas semanas, de 3 a 14 de janeiro, e levou consultas e exames oftalmológicos para a comunidade mais carente da região do Vale do Pindaré. A atividade aconteceu em parceria com o Instituto Padre Ângelo, Instituto de Oftalmologia de Bacabal (IOBI) e o médico Alexandre Colares.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, as unidades realizam gincanas interdisciplinares com objetivo de fomentar a formação de cidadãos conscientes e engajados com a comunidade em que vivem. “O IEMA orienta que as unidades realizem essas atividades, que possam promover a cooperação, a solidariedade”, disse.

Segundo o gestor geral da unidade plena de Pindaré-Mirim, Carlos Aberto Colares, essas ações têm objetivo de formar nos jovens cidadãos desenvolvendo os princípios da solidariedade e da autonomia. “Levamos consultas, exames, óculos e lentes para a comunidade mais carente. Essa iniciativa é mais uma ação social prevista no modelo de gestão do IEMA. Com isso, estamos consolidando o eixo intervenção social do nosso modelo. A unidade Pindaré-Mirim, em conjunto com os parceiros, oferece consultas e exames”, contou.