Unidade plena de São José de Ribamar realiza vasta programação durante a Semana Pedagógica

5 de fevereiro de 2018

Iniciou nesta segunda-feira (5), simultaneamente nas sete unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Semana Pedagógica. O evento tem como objetivo mobilizar gestores e professores do Instituto para planejar as ações, projetos, eixos temáticos, plano de atividades e ensino para o ano letivo de 2018.
Na unidade plena de São José de Ribamar, a programação teve início com o acolhimento dos professores, o momento contou com apresentação de uma mensagem do reitor do Iema, Jhonatan Almada, que foi transmitida através de recurso audiovisual para os educadores, em seguida um café da manhã foi servido aos presentes. Aconteceu também, a palestra com o psicólogo Advan Soares, que discorreu sobre o tema ‘As juventudes do século XXI e seus dilemas’.
A Semana Pedagógica na unidade será marcada por uma vasta programação, onde os professores e gestores estarão todos envolvidos.
Segundo o gestor pedagógico da unidade plena de São José de Ribamar, Márcio Lopes a ação é de grande importância para a escola e para todos que fazem parte dela. “Primeiramente é um momento de avaliação do ano letivo de 2017, definição de algumas ações corretivas, soluções apontadas pelo coletivo para este ano. Sanar as falhas, para que a escola possa avançar em seus processos de trabalho, metodologia. A semana pedagógica é um momento de muita reflexão sobre todas as atividades desenvolvidas na escola. É importante, não apenas pela oportunidade de avaliar e refletir, mas também por ser um momento formativo”, disse.
Ainda sobre a programação, o gestor revelou que haverá sessão de cinema, com apresentação de um filme abordando a temática ‘Pessoas com Deficiência’, onde em seguida acontecerá um debate sobre a tema e a relação com o cotidiano escolar, haverá também uma palestra sobre experiências em educação profissional técnica de nível médio no Maranhão, com a presença do diretor geral do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), campus São José de Ribamar, Marco Torreão, e por fim a oficina de elaboração de programas de ação. “Teremos também rodas de conversa sobre educação inclusiva e demais assuntos interessantes e pertinentes no dia a dia da escola que serão discutidas e de grande importância para o trabalho dos professores. O momento será de revisão de metodologia de êxito e de como potencializar as metodologias e melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, que é o foco principal, enquanto instituição de ensino”, finalizou.
O professor Fábio Soares, que leciona a disciplina de filosofia e também é coordenador da área de ciências humanas e suas tecnologias, da unidade plena de São José de Ribamar disse que a Semana Pedagógica é o momento de experimentar o acolhimento, que é uma marca do Iema. “É um momento formativo, de revisão e de planejamento onde aprendemos como aplicar em sala de aula tudo que aprendemos. Momento em que nos organizarmos didaticamente, com os conteúdos, planos de aula, atividades entre outros. Encontro rico, marcado por uma busca constante de uma educação de excelência, fundamentada nos princípios do Iema, que são autonomia, solidariedade, e competência”, afirmou.