Unidade plena do Iema de Presidente Dutra conta com Conselho de Líderes

9 de junho de 2019

Fts Celular (1289)Criado em 06 de junho de 2018, o Conselho de Líderes da unidade plena de Presidente Dutra do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) está em seu primeiro ano de atuação com resultados concretos para a organização da rotina escolar.

A ação engloba líderes de turmas e presidentes dos clubes juvenis para deliberar sobre ações, iniciativas e eventos realizados no dia a dia da unidade. Além de representar os alunos democraticamente, consolidar as decisões buscando o melhor para o dia a dia no ambiente escolar, e a realização de eventos para aquisição de recursos para objetivos em comum.

Luís Eduardo Carvalho, aluno do curso técnico em química da unidade plena de Presidente Dutra, e presidente do Conselho, explicou o objetivo do projeto. “Quando iniciaram as aulas na nossa unidade logo que as turmas foram organizadas surgiu a necessidade de eleger lideranças de turmas e presidências de clubes, e para isso o ponto de partida foi a união dos líderes para resolver problemas que apareceram como: a rivalidade entre turmas. Por isso, decidimos nos unir para evitar conflitos e ter mais força nos eventos que nossa unidade promove”, explicou Eduardo acrescentando que o segundo passo foi a criação do estatuto.

“A partir da criação do conselho também desenvolvemos um estatuto. O documento foi elaborado em alguns meses e representa uma espécie de guia para os líderes e sócios do conselho, também serve para elencar e refletir sobre os problemas que enfrentamos no dia a dia da unidade e encontrar as soluções em conjunto”, acrescentou.

O conselho é composto por uma diretoria administrativa que controla os recursos e patrimônio. “O núcleo diretor é responsável por gerir os recursos do conselho. Contamos com a primeira e segunda secretária, que ficam com os recibos de destinação de recursos, entrada e saída, para que tenhamos todo o controle. Para alcançar esses recursos usamos diversas formas de arrecadação como: bazar e sorteios”, destacou.

Os representantes do conselho possuem cargos com validade de um ano, e são eleitos em assembleia geral, após as eleições para líderes de turma. “O conselho tem sido uma ferramenta que não só vem auxiliando na gestão da escola, mas vem muito além do seu papel de representar os estudantes. A palavra que define meu mandato é amor. Liderar não é fácil, mas sempre prezo pela disciplina, pela organização e para mim é uma satisfação muito grande servir ao Iema, a nossa unidade e toda comunidade”, concluiu Luís Eduardo Carvalho, presidente do Conselho em exercício, e reeleito para o segundo mandato.