Unidades plenas do Iema promovem Ação do Projeto de Vida

12 de agosto de 2019

PROJETO DE VIDA1O projeto de vida do aluno é prioridade para o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e, por isso, está inserido no centro do modelo institucional do Instituto, que é composto pelos modelos pedagógico, de gestão e pertinência.

Para desenvolver e explorar os sonhos dos estudantes, o Iema possui metodologia pedagógica voltada para o projeto de vida desde o primeiro ano com a disciplina de projeto de vida, onde os alunos buscam compreender seus objetivos para além do ensino médio. No segundo ano, é o momento em que os estudantes planejam como colocar em prática os métodos para alcançar os sonhos, por meio do plano de ação que deve ser desenvolvido a fim de que no último ano na instituição o aluno consiga alcançar seus objetivos de vida.

Todo o processo é árduo e para auxiliar nessa jornada, o Instituto tem promovido várias ações, uma delas é série de atividades, a serem executadas ao longo do semestre, voltadas para a importância do planejamento do projeto de vida.

A unidade plena do Itaqui-Bacanga foi a primeira a iniciar as atividades com uma roda de conversa, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), com a aluna egressa e presidente da Associação dos Ex-Alunos do Iema, Jhovanna Reis, sobre o planejamento do projeto de vida.

Graduanda em química no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Jhovanna esclarece sobre a importância do plano de ação para alcançar as metas pessoais estabelecidas. “É uma metodologia da escola e que todos [os alunos] já conhecem, mas eu tentei trazer com uma abordagem um pouco diferente porque pra mim funcionou o projeto de vida. Hoje eu tentei mostrar para eles que é sempre importante ter um plano A, B, C, o alfabeto inteiro se for preciso, porque isso facilita muito a nossa vida, principalmente quando temos que elencar profissões para o futuro. A única forma de corremos atrás daquilo que a gente quer é estabelecendo os nossos objetivos”, frisou a ex-aluna formada no curso técnico em logística da UP Bacabeira.

E não foi só a roda de conversa na UP Itaqui-Bacanga que marcou o início da ação do projeto de vida neste semestre. Na unidade plena do Iema de São Luís/Centro, os alunos foram envolvidos no “Projeto de Vida no Cinema”, que buscou tratar a temática do sonho exibindo filmes inspiradores e realizando bate-papo ao final da exibição. A ideia é que a sessão aconteça mensalmente.

De acordo a coordenadora do modelo pedagógico do Iema, Mirla Oliveira, a ideia é que as unidades abordem a temática do projeto de vida com atividades diversificadas. “A proposta é que eles trabalhassem um tema dentro do projeto de vida levando em consideração as necessidades dos alunos de cada UP. Para chegar a uma carreira profissional é necessário ter faróis na vida, que é como chamamos os valores que os alunos já trazem de casa e que podem ser melhorados na escola para que tomem as melhores decisões na vida. No primeiro ano já trabalhamos isso a fim de que o aluno consiga desenvolver o autoconhecimento para que sirva de base na construção do seu projeto de vida”, destacou a coordenadora.

“O projeto de vida ocupa uma posição central no modelo institucional do Iema, a partir dele nossos estudantes desenvolvem a capacidade, objetivos, as condições para a realização dos seus sonhos. O projeto de vida é um elemento estratégico para garantir uma trajetória escolar exitosa para os nossos estudantes”, informou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.