Unidades plenas do IEMA realizam Mostra das Eletivas 2020

11 de março de 2020

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está realizando ao longo da semana a primeira Mostra das Eletivas de 2020. A ação tem como objetivo proporcionar um conhecimento diversificado e de forma mais dinâmica à comunidade estudantil. As disciplinas geralmente têm carga horaria de 80 horas por ano, divididas no primeiro e segundo semestres, são disciplinas interdisciplinares para que os conteúdos possam dialogar em diversas áreas de conhecimento.

As eletivas que acontecem neste semestre de 9 a 13 de março fazem parte do calendário escolar contribuem para a formação e satisfação dos estudantes, pois são conteúdos que contemplam a própria realidade onde o aluno está inserido. Geralmente as disciplinas eletivas contemplam conteúdos como alimentação saudável, compostagem, física e matemática de forma lúdica, inglês, entre outros.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, a ação é uma oportunidade que os alunos têm de eleger as disciplinas de seu interesse que podem melhorar seu desempenho acadêmico. “As disciplinas eletivas são temáticas e desenvolvidas semestralmente, duas vezes ao ano. Essas disciplinas são propostas pelos professores e estudantes e têm como objetivo diversificar, enriquecer e aprofundar os conteúdos e temas trabalhados nos componentes curriculares, articulando a base nacional comum curricular e a base técnica com uma carga horaria mais curta”, explicou.

As primeiras unidades a realizarem a Mostra das Eletivas foram Bacabeira e Timon que desenvolveram na segunda-feira (9), em seguida na terça-feira (10) a unidade de Presidente Dutra, seguida por Pindaré-Mirim, São Luís Itaqui-Bacanga, Santa Inês e Bacelar Portela que realizaram na quarta-feira (11). No dia 12 será realizada a mostra da unidade plena São Luís Centro, Axixá, Matões, Brejo, Cururupu e Gonçalves Dias. A unidade plena de São José de Ribamar encerra o calendário de mostras na sexta-feira (13). “As disciplinas eletivas trazem uma linguagem diferenciada em relação à percepção do aluno, são conteúdos que têm como ementa assuntos trabalhados no dia a dia que se transformam em lúdico e ganham uma nova construção. Na unidade Bacelar Portela apresentamos 19 opções de eletivas, algumas voltadas para os cursos técnicos e também para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou a gestora geral da unidade plena Bacelar Portela, Magda Barbosa, acrescentando que as eletivas também são desenvolvidas em parceria. “Temos uma eletiva em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com o curso de Ciência e Tecnologia, a eletiva Fórmula Drone, onde serão desenvolvidos drones para o estudo da área do aeroespacial, que traz elementos de eletrotécnica”, completou.