Unidades plenas do IEMA realizam “Semana de Protagonismo”

12 de março de 2019

O protagonismo é parte da metodologia pedagógica desenvolvida no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Neste semestre, de 13 a 15 de março, as 13 unidades plenas do Instituto estarão realizando a “Semana de Protagonismo”. A atividade tem como objetivo criar clubes de protagonismo. A ação é mais uma metodologia de êxito do modelo pedagógico do IEMA.

Parte da metodologia utilizada no IEMA, os clubes de protagonismo, também conhecidos como clubes juvenis, têm conquistado a preferência dos alunos do Instituto. Os clubes de protagonismos são um modelo criativo e inovador que prioriza a participação dos alunos. Com o clube, os estudantes escolhem os temas a serem trabalhados em horários livres.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, os clubes juvenis têm como principal foco fomentar o protagonismo dos estudantes. “Os clubes incentivam o estudo de diversos temas de interesse deles. Geralmente são voltados para a música, teatro, esporte, dança e várias outras áreas escolhidas pelos estudantes. Eles se organizam em conjunto com um professor orientador, por iniciativa própria, e passam a trabalhar aquele tema nos horários disponíveis dentro da programação curricular”, explicou.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, os clubes possibilitam a integração dos estudantes e o seu desenvolvimento. “Estaremos realizando em todas as unidades plenas a Semana de Protagonismo 2019. É uma semana destinada a criação dos clubes de protagonismo juvenil. É um espaço destinado aos estudantes e oferecido para que possam colaborar com seu sucesso e da unidade plena, nesses clubes os estudantes desenvolvem e exercitam muitas habilidades essenciais para sua formação e para sua atuação na vida social, pessoal e produtiva. No clube o estudante tem a oportunidade de aprender muitas coisas interessantes para se tornar um protagonista”, destacou.